Esportes

10 atletas brasileiros mais famosos do mundo

Publicidade



Não é só de futebol que vive o esporte no Brasil. Vôlei, Tênis e Fórmula 1, são algumas das modalidades que levaram o nome do país ao pódio em vários lugares do mundo.

Em clima de feriado, aproveite para relembrar 10 nomes que fizeram fama no esporte e entraram para a história do Brasil.

1. Pelé

Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé, nasceu em 1940, na cidade de Três Corações, Minas Gerais. Aos 15 anos, já jogava pelo Santos, clube no qual conseguiu ser bicampeão da Libertadores e do Mundo. Foi reconhecido pela FIFA como o melhor jogador de futebol de todos os tempos.

2. Ayrton Senna

Ayrton Senna do Brasil. Era assim que era chamado o piloto de Fórmula 1 mais querido do país. Com menos de 30 anos de idade, Senna já era tricampeão do mundo. Mas em 1994, depois de um acidente em Ímola, ele faleceu aos 34 anos de idade.

3. Hortência

Uma das jogadoras de basquete brasileiras mais importantes de todos os tempos, Hortência nasceu em 1953, no estado de São Paulo. É a maior pontuadora da seleção brasileira. Com 3.160 pontos em 127 jogos, ela tem uma média de 24,9 pontos por partida. Em 2002, recebeu um convite para participar do Hall da Fama do basquete feminino. Em 2009, foi diretora da seleção de basquete feminino.

4. Gustavo Borges

Gustavo Borges começou cedo. Aos 9 anos, ele ganhou uma prova de 50 metros livres em uma competição na escola. Depois disso, a natação nunca mais deixou de fazer parte da sua vida. Em 1992, Gustavo representou o Brasil nas olimpíadas de Barcelona e levou a prata. No total, o nadador tem 19 medalhas Pan-Americanas.

5. Guga

Gustavo Kuerte começou a jogar profissionalmente o tênis aos 19 anos. Um esporte pouco popular no Brasil, mas que caiu na graça do povo depois que o manézinho de Florianópolis passou a conquistar vários prêmios ao redor do mundo. Em 2008, anunciou sua aposentadoria. Ele teve uma série de problemas físicos que o impediam de continuar jogando.

6. Oscar

Oscar Schmidt nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte e é um grande nome do basquete brasileiro. Conhecido como “mão santa”, ele participou de 1.615 jogos e marcou 49.737 pontos em 32 anos de carreira. Ele defendeu a seleção brasileira várias vezes em Olimpiadas, mas nunca ganhou uma medalha.

7. Ana Moser

Capitã da seleção feminina de voleibol, Ana Moser foi uma das maiores atacantes do esporte no Brasil. Ela fez parte da geração que trouxe a primeira medalha olímpica para o voleibol feminino para o Brasil nos anos de 1990. Ana também foi medalhista nas competições em Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo, Copa dos Campeões e Campeonato Mundial.

8. Torben Grael

Qual o maior nome do iatismo no Brasil? Torben Grael! Ele veleja em diferentes categorias, e consegue mostrar ao mundo porque é um atleta vencedor. Grael conquistou seis títulos mundiais e 25 campeonatos brasileiros.

9. Daiane dos Santos

A gaúcha Daiane dos Santos foi a primeira ginasta brasileira, entre homens e mulheres, a conquistar uma medalha de ouro em uma edição do Campeonato Mundial. Daiane possui ainda dois movimentos nomeados após ser a primeira ginasta no mundo a realizá-los: o duplo twist carpado, ou Dos Santos I, e a evolução deste primeiro: o duplo twist esticado, ou Dos Santos II.

10. Marta

A meia-atacante Marta Vieira da Silva mostrou ao país do futebol que jogar bola também é coisa de menina. Em 2004, a atleta ajudou a trazer a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas, e repetiu o feito em Pequim (2008). Além disso, foi eleita melhor jogadora do mundo pela FIFA em 2006 e 2007 e foi a artilheira da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2007, levando a Bola de Ouro (prêmio de melhor jogadora).

Continua após a publicidade..