33°C 21°C

São Paulo, SP

31°C 17°C

Curitiba, PR

31°C 20°C

Belo Horizonte, MG

37°C 20°C

Rio de Janeiro, RJ

30°C 20°C

Porto Alegre, RS

30°C 24°C

Salvador, BA

Quinta-feira, 26 de Julho de 2012 - 17h38

Tem como acessar a internet usando um celular 3G como modem?

A resposta seria sim, mas isso depende da marca e do modelo do celular.

Essa técnica é conhecida como Tethering e, no geral, todos os celulares da Nokia com recurso de 3G podem ser utilizados. Para isso, basta que o usuário instale o Nokia PC Suite (www.nokia.com.br/suporte-e-software/download-de-software/principal) no seu computador e disponha de um aparelho celular da marca capaz de acessar a Internet via GPRS/3G/Edge e ter — obviamente — uma assinatura com plano de dados.

Caso seu celular não seja da Nokia, consulte o seu manual do usuário ou de sua operadora para verificar se seu aparelho pode ser usado como modem 3G.

O Nokia PC Suite é um programa que gerencia diversas funções do celular: editar sua agenda, contatos, mensagens e multimidia, instalar programas, fazer backups e, o mais interessante no nosso caso, utilizar o telefone como modem (note o ícone do globo verde no canto superior direito).

 

O interessante é notar que o celular pode se comunicar com o PC via porta infravermelho, cabo USB ou bluetooth. Apesar deste último ser a solução mais elegante, nossa sugestão é o uso do cabo USB por ser mais veloz, confiável e consumir menos energia do celular.

Com o celular conectado corretamente com o Nokia PC Suite, basta clicar no ícone Conectar a Internet.

Se esse procedimento estiver sendo realizado pela primeira vez, o programa irá configurar o programa para funcionar com a sua operadora. O programa já oferece uma lista de opções pré-programadas mas também oferece a opção de fazer a configuração manualmente.

 

Feito isso, basta confirmar as opções e iniciar o processo de conexão…

 

… e se tudo ocorrer de acordo com o esperado, a conexão está estabelecida e o PC pronto para navegar via rede celular.

Mais recentemente, alguns celulares como o Motorola Flipout (www.motorola.com/consumers/BR-PT/MOTOROLA-FLIPOUT-com-MOTOBLUR-BR-PT.do?vgnextoid=aad94c35aeec8210VgnVCM1000008b06b00aRCRD) oferecem um recurso que transforma sua interface Wi-Fi em um ponto de acesso sem fio, permitindo que qualquer PC possa acessá-lo como se ele fosse um roteador.

Ainda em tempo:

Agora se a dúvida acima era realmente de ligar o celular no PC para utilizá-lo na web, isso era possivel no passado, já que a Nokia chegou a disponibilizar uma ferramenta que fazia isso, via cabo USB.

Essa solução era muito usada por desenvolvedores para testar seus produtos sem ter que gastar com planos de dados, mas ela caiu em desuso à medida que hoje é mais fácil conectar o telefone diretamente num roteador Wi-Fi.

publicidade:

publicidade:

publicidade: