Ciência & Tecnologia

Aplicativos grátis identificam quais são as operadoras dos seus contatos




Por Lucas Agrela

No Brasil, existem mais de 200 milhões de números de celulares, sendo que 44 milhões deles são apenas na cidade de São Palo e na região metropolitana. A forte tendência de utilizar mais de um chip chegou a tal ponto que a Anatel teve que implementar o nono dígito no DDD 11 e há planos da medida chegar a todo o País, gradativamente, até 2016.

Muitas vezes o que motiva as pessoas a usarem mais de um chip são as promoções que cada uma das quatro operadoras que atuam no País oferecem. Pode ficar confuso gerenciar tantos números diferentes que pertencem a uma pessoa só. Para tirar melhor proveito disso, existem alguns aplicativos que identificam a qual serviço seus contatos estão vinculados: Claro, Oi, TIM ou Vivo.
Doa
O aplicativo para celulares com sistema Android PQDC Liga+ mostra sua lista de contatos com um ícone da operadora a qual cada um pertence. Basta instalar e clicar no botão sincronizar no canto superior direito da tela. Entretanto, em nossos testes, o app apresentou lentidão ao sincronizar uma lista de contatos grande, com mais de 500 números. Download aqui.


Já o app Qual é a operadora? analisa sua lista de contatos e salva em cada contato o nome da operadora a qual ele pertence. Apesar do recurso oferecido ser esteticamente mais pobre, você não precisa acessar a agenda interna do aplicativo para conferir qual é a operadora de cada contato, basta ir à lista nativa do aparelho. Download aqui.

Vale lembrar que esses aplicativos exigem sistema Android 2.1 ou superior.

Continua após a publicidade..