Ciência & Tecnologia

Aplicativo gratuito ajuda a fugir do trânsito




Por Lucas Agrela

Dirigir em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro pode ser uma das tarefas mais estressantes do dia. Ficar parado no trânsito por horas a fio afeta tanto a vida profissional quanto a pessoal. Já há algum tempo, existem aplicativos de celular que ajudam a evitar o desperdício de tempo do motorista se perder em um percurso. Agora, cerca de 60 mil usuários de smartphones (celulares com acesso à internet) têm usado um app gratuito que integra o serviço de GPS e de rede social: o Waze.

Disponível para Android e iOS, o app tem a função de navegação como qualquer GPS, mas oferece o recurso de criar um perfil (não obrigatório) e alertar outros usuários sobre pontos de congestionamento, com a possibilidade até de descrever a situação em poucas palavras. O empresário Luka Araújo é um dos vários paulistanos que vêm utilizando o aplicativo. “Eu descobri que ele [o Waze] poderia me ajudar e muito, a fugir do trânsito, me alertar sobre radares e sempre que estou atrasado, ou se não sei como ir, ligo ele para me ajudar”, afirmou o empresário.

Ele conta que costuma publicar alertas de trânsito para ajudar outros usuários em apenas três toques no aparelho celular, no menu do canto inferior direito tela > trânsito > intensidade (moderado, intesno ou parado). “Normalmente já avisaram antes de mim, mas mesmo assim eu também compartilho”, disse Araújo.

O aplicativo também tem uma função que permite alertar quando o motorista pode se deparar com uma blitz policial, mas, como reforça o empresário, isso não é indicado e não apenas como uma forma de evitar que o motoristas embriagados desviem das autoridades.”Não sou muito adepto a avisar sobre comandos … Não aviso, pois sei que algum ladrão com Waze ligado pode estar com uma vítima de sequestro ou até mesmo com um carro roubado e ele pode fugir facilmente de uma blitz”, declarou.

LEIA MAIS:

Como apagar seu histórico no Google e no Facebook
De novo: Nova timeline do Facebook começa a chegar ao Brasil

Quatro games para Android que vieram direto do cinema

Para baixar o Waze e utilizá-lo para tornar seu dia a dia mais fácil, basta acessar a Google Play neste link e instalá-lo em seu aparelho com sistema Android.

Continua após a publicidade..