Brasil Notícias

Governo abre sindicância para investigar caso Wikipedia

[mp_script_post_header]

A Casa Civil oficializou nesta terça-feira a abertura de sindicância para apurar o caso da alteração de perfis de jornalistas da grupo Globo na Wikipedia.

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União de hoje, a investigação fica a cargo da Casa Civil. A comissão será presidida por Valdir Moyses Simão, auditor fiscal da Receita Federal e secretário-executivo da Casa Civil, e tem um prazo de 30 dias para concluir os trabalhos.

De acordo com denúncia do jornal O Globo, os perfis dos jornalistas Carlos Alberto Sargenebrg e Miriam Leitão tiveram seus perfis na Wikipedia alterados através de um IP do Palácio do Planalto. A edição, feita em 2013, foi criticada pelos jornalistas, que negaram aquilo que consideraram como acusações feitas ao seu trabalho.

Pressionado após deflagrado o caso, o Planalto afirmou que seria ‘tecnicamente impossível’ investigar o caso. Horas depois, uma nova nota voltou atrás ao afirmar que uma investigação seria aberta. Posteriormente a presidente Dilma Rousseff qualificou o episódio de “inadmissível”.


Talvez você também goste