Economia & Política Notícias

Inflação semanal acelera alta a 0,12% em agosto, diz FGV

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) encerrou agosto com alta de 0,12%, após fechar julho com avanço de 0,10%, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira. O resultado mostrou ainda aceleração em relação à terceira quadrissemana de agosto, quando foi registrada variação positiva de 0,06%.

Na comparação com a terceira quadrissemana de agosto, o destaque ficou para o grupo Alimentação, com alta de 0,13% após variação negativa de 0,01%. Nesta classe de despesa, a FGV citou o item carnes bovinas, cuja taxa passou de queda de 0,54% para alta de 0,34%.

O cenário enfrentado atualmente pelo consumidor brasileiro, às vésperas da eleição presidencial, é de crescimento baixo associado a juros altos e inflação elevado.

A economia brasileira entrou em recessão no primeiro semestre com forte retração nos investimentos e na indústria e a Copa do Mundo prejudicando a atividade econômica. Agora, as atenções se voltam para os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto a serem divulgados na sexta-feira.


Talvez você também goste