Economia & Política

Investimentos iniciam segundo trimestre do ano com aumento de 2,5%




Os investimentos iniciaram o segundo trimestre deste ano com crescimento de 1,5%. É o que aponta o Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), divulgado na quinta-feira (7) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada 17:05(Ipea). Esse crescimento do indicador do Ipea foi registrado em abril na comparação com março, na série com ajuste sazonal.

Segundo o Ipea, esta foi a terceira variação positiva dos investimentos, que avançaram 2% no trimestre terminado em abril. Na comparação com abril de 2017, o indicador atingiu patamar 13,1% superior. No acumulado em 12 meses, após 44 períodos de retração, o indicador teve resultado positivo, com alta de 1,4%.

O consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came), cuja estimativa corresponde à produção interna, retiradas as exportações e acrescidas as importações, avançou 2,9% em abril.

O indicador de construção civil avançou 1,1% na série dessazonalizada. Ainda assim, o setor encerrou o trimestre terminado em abril com pequena retração de 0,1% ante o período imediatamente anterior.

Continua após a publicidade..