Brasil Notícias

João Lyra nega interesse em disputar o Governo

Brasil247

PE247 ” O vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto, declarou nesta sexta-feira (31) que trocará o PDT pelo PSB para ajudar o governador Eduardo Campos (PSB) em seu projeto presidencial em 2014 e não com a intenção de disputar o Governo do Estado. A declaração veio após um integrante da legenda socialista ter dito à Imprensa local que a troca da sigla por parte de Lyra não garante a sua candidatura ao Executivo estadual.

Campos tem evitado falar sobre eleição, seja ela para governador ou presidencial. Mas o nome de Lyra Neto está, sim, entre os principais da lista do pessebista para sucedê-lo no Governo Estadual. Além do vice-governador, estão entre os indicados os secretários estaduais Tadeu Alencar (Casa Civil), Paulo Câmara (Fazenda), Antônio Figueira (Saúde), Milton Coelho (Governo) e Danilo Cabral (Cidades).

O governador também pode apoiar o senador Armando Monteiro (PTB-PE), que tem como os dos seus principais objetivos disputar o pleito para governador. O PTB tem uma posição de independência em relação ao governo da presidente Dilma e, se Campos for realmente alçar um voo nacional visando o Palácio do Planalto, teria o apoio dos petebistas. Para tanto, Monteiro seria o postulante ao Governo do Estado.

Enquanto não discute as eleições para governador, Campos se movimenta para fazer com que a saída de Lyra Neto do PDT seja cautelosa, para não causar estremecimentos na relação entre o próprio governador e o presidente do PDT em Pernambuco, José Queiroz, prefeito de Caruaru, principal cidade do Agreste pernambucano.

Em meio às críticas sobre a antecipação eleitoral por parte de alguns membros do PSB, o partido realizará as chamadas “Jornadas Socialistas”. Trata-se de caravanas com o objetivo de buscar novas filiações ao partido, que foi o que mais cresceu nas eleições municipais 2012 e hoje tem o maior número de prefeitura no Estado. Ao todo são 59, enquanto que o segundo colocado, o PTB, comanda 25 Executivos municipais.

As caravanas, que serão realizadas em 28 cidades do Estado, começam no próximo dia 8, em Caruaru, e terminam em setembro, no município de São Lourenço da Mata, Zona Oeste do Grande Recife. De acordo com o presidente estadual do partido, Sileno Guedes, as ações ajudarão na organização das correntes da legenda e, em consequência, no fortalecimento da base partidária.



Talvez você também goste