Brasil Notícias

Mensagem do Papa Francisco é lida no funeral de dom Paulo Evaristo Arns

A mensagem do Papa Francisco se solidarizando com a Arquidiocese de São Paulo foi lida durante o velório de dom Paulo Evaristo Arns na quinta-feira (15), na Catedral Metropolitana de São Paulo, na Sé, região central da cidade. Amigos, admiradores, religiosos e autoridades puderam se despedir do cardeal entre hoje e ontem.

Segundo o bispo dom Angélico Sândalo Bernardino, na sua mensagem, o Papa disse estar triste pela partida de Dom Paulo. “Paulo Evaristo entregou a vida para o povo”, diz o texto do Papa. O Bispo destacou o papel do cardeal como defensor dos direitos humanos e lembrou de quando Vladimir Herzog, morto pela ditadura militar, foi acolhido pelo cardeal em um culto ecumênico na sua morte.

“Agora, o endereço dele é lá no céu e fica, para nós, um legado importante”, disse o bispo. “Defensor dos pobres, marginalizados, Dom Paulo nunca curvou a fronte diante dos poderosos e dizia que a sua igreja, também despojada, fosse para as periferias humanas e geográficas. A sua memória está muito presente na América Latina, Brasil e mundo afora”, completou.

O velório de dom Paulo Evaristo Arns segue desde as 20h de ontem (14). Durante toda a madrugada, o público rezou o terço e se despediu do cardeal emérito. Na manhã de hoje, os fiéis lotam a catedral. A cada duas horas se inicia uma missa, totalizando 23 missas de corpo presente. As cerimônias seguirão de forma ininterrupta até as 15h de amanhã (16). Ao final, o corpo de Dom Paulo será sepultado na cripta da catedral.


Talvez você também goste