26°C 19°C

São Paulo, SP

28°C 19°C

Curitiba, PR

30°C 19°C

Belo Horizonte, MG

36°C 22°C

Rio de Janeiro, RJ

30°C 22°C

Porto Alegre, RS

31°C 23°C

Salvador, BA

Quinta-feira, 04 de Agosto de 2016 - 14h12

Profissão manicuro: homens ganham a vida fazendo as unhas delas

Redação Mundo Positivo


Com o setor de beleza aquecido e praticamente blindado pela crise, é cada vez mais comum ver homens se profissionalizando na área, inclusive em funções tipicamente femininas como a de manicure. Os manicuros despertam a curiosidade e se destacam na arte e na técnica de embelezar as unhas das clientes. 

 

Antes de se tornar manicuro e técnico em alongamento de unhas, Roldan Alexandre, 38 anos, já foi office boy, artesão e, mais recentemente, marceneiro. Ele largou a profissão ao ver uma amiga, dona de salão, sofrer com o descompromisso das funcionárias. Para ajudá-la, e também observando o alto movimento do salão, Roldan se matriculou em um curso de manicure e pedicure do Instituto Embelleze. ‘‘Nunca tinha tocado em um alicate, mas quis tanto aprender tive um ótimo desempenho no curso de capacitação’’, conta.


Comprovando ter talento de sobra, há quatro anos, Roldan se tornou professor no curso de manicure e pedicure do Instituto Embelleze das unidades Mooca e Ipiranga. O profissional também presta consultoria para salões e, em paralelo, trabalha em uma esmalteria. ‘‘ Quando chega uma nova cliente, ela faz questão de fazer as unhas comigo, até pra saber se eu me saio tão bem quanto uma mulher manicure. O resultado é sempre positivo, porque ela sempre volta e se torna fiel. Minha agenda é lotada e nunca me falta trabalho’’, afirma.

 

Trabalho pra homem sim!

Roldan conta que teve vergonha de falar sobre a nova profissão para a família e amigos no início, pois temia que as pessoas confundissem as coisas. ‘‘Eu saía com uma maleta fingindo que era enfermeiro, mas chegou uma hora que não deu pra esconder. Hoje, é natural que brinquem comigo, mas no fundo sei que sentam admiração pela minha coragem’’. 

 

Segundo Roldan, quando os homens resolvem ingressar em uma área feminina, eles se dedicam ao máximo para serem melhores do que as mulheres.  ‘‘Cuido não só da beleza das unhas das minhas clientes, mas da autoestima delas. Além disso, faço especializações e fico por dentro do que está em alta. Quero que as minhas clientes saibam que sou antenado e que estou pronto para inovar’’.


Quando o assunto é tendência, Roldan tem na ponta da língua qual é o hit da estação. ‘‘ Esmaltes em tons de vinho, como a cor Marsala, vão muito bem para o inverno.  Além de remeter sofisticação, é uma forma de variar o vermelho de sempre’’. E indica: “Outra cor que vale investir é o cinza, já que a Sharkskin (pele de tubarão) foi eleita como uma das cores dessa temporada’’.

publicidade:

publicidade:

publicidade: