Comportamento

Aprenda a lavar corretamente a sua fantasia de Carnaval




Foto: Reprodução/Divulgação

O Carnaval é um dos feriados mais esperados por brasileiros, que separam as fantasias ou os abadás para curtir a folia em grande estilo. Durante as semanas que antecedem o período, é normal dar aquela checada na fantasia para verificar se está limpa e livre de manchas. Mas, muitas pessoas acabam guardando este tipo de vestuário sem lavar, se esquecem de colocar para arejar ao longo do ano ou não armazenam da forma correta. Tais fatores podem comprometer a qualidade do tecido.

Para que isso não aconteça, a especialista em cuidados têxteis da 5àsec, Marinês Cassiano, dá importantes dicas que ajudam a conservar a peça por mais tempo.

Tecido

O primeiro passo é verificar o tipo de tecido e a existência de manchas, se há pedrarias, aplicações, bordados, lantejoulas, estamparias, entre outros. Feito isso, separar as opções claras das escuras. “Esse tipo de roupa é produzido com tecidos delicados, com fibras finas e frágeis. Em grande parte dos casos, aconselhamos que lavem as fantasias na mão, com movimentos suaves para não prejudicar o tecido e suas aplicações. Vale ressaltar que os adereços em sua grande maioria não podem ser lavados, devido a sua fragilidade. Para retirada de manchas aconselhamos procurar uma lavanderia especializada”, relata Marinês Cassiano.

Tinta

Para verificar se a peça solta tinta, basta efetuar um pequeno teste. “Molhe uma região pequena da fantasia com uma solução de água e detergente neutro líquido e, em seguida, esfregue um tecido branco e seco. Se o tecido teste (branco) ficar manchado, recomendamos que a peça seja lavada separadamente, para não manchar outras peças. Lembramos ainda que o artigo que soltar tinta (cor) no teste realizado pode perder a coloração devido sua baixa solidez da cor”, revela a especialista.

Poliéster

Já as fantasias em poliéster sem adereços, por exemplo, podem ser lavadas na máquina com sabão líquido neutro, utilizando sacos de proteção durante o ciclo de limpeza. Neste caso, o ideal é lavar apenas com peças leves e da mesma cor. Para secar, o ideal é não utilizar secadora e a recomendação é optar por locais ventilados e a sombra, pois o sol poderá causar manchas e desbotar a cor do tecido e seus adereços. As fantasias devem ser armazenadas em sacos de TNT e o ideal é que, a cada três meses, sejam retiradas do armário e colocadas para arejar. Dessa maneira, é possível conservar a fantasia por muito mais tempo.

Couro e camurça

“Vale ressaltar que as opções em couro ou camurça não podem receber qualquer tipo de limpeza, ou seja, é preciso que haja mão de obra profissional para remover resíduos, tirar manchas, hidratar e proporcionar mais maciez”, finaliza.

Continua após a publicidade..