Mundo Tech

Sonda que visita asteroide Bennu tira foto da Terra a 110 milhões de quilômetros




Dias antes de entrar na órbita do asteroide Bennu, a sonda OSIRIS-REx, da NASA, acabou tirando uma fotografia em que mostra o objeto, sim, mas acabou conseguindo registrar, na mesma imagem, a Terra e a Lua lá de longe. Na foto, nosso planeta aparece a 110 milhões de quilômetros, enquanto o asteroide estava a apenas 43 quilômetros da sonda.

A OSIRIS-REx entrou na órbita do objeto na virada do ano, e seguirá sua missão de estudá-lo para que conheçamos melhor este asteroide, cujo formato é peculiar, e também nos ajudará a entender melhor a formação do Sistema Solar. Pequenino, Bennu tem apenas 500 metros de diâmetro.

A sonda, por sinal, foi a primeira da história a orbitar um objeto tão pequeno, e a uma distância tão curta de sua superfície (apenas cerca de 1.600 metros). Em 2019, a OSIRIS-REx projetará um braço robótico para coletar amostras da superfície do asteroide rico em carbono, trazendo-as de volta à Terra em 2023, de acordo com o cronograma da NASA.

A imagem, registrada em 19 de dezembro de 2018 pela câmera da OSIRIX-REx, mostra Bennu à direita a 43 km, enquanto Terra e Lua aparecem à esquerda, a 110 milhões de km (Foto: NASA)

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..