Mundo Tech

Apps falsos de GPS causam problemas na Play Store; Google ainda não agiu




Aplicativos mal-intencionados que devoram a bateria do smartphone ou redirecionam o usuário para sites repletos de vírus existem aos montes e, portanto, a luta contra malwares nunca para — ainda mais na Play Store, onde uma prática intrigante vem enganando milhões de usuários de Android e, curiosamente, a própria Google também.

De acordo com o pesquisador de segurança da ESET, Lukas Stefanko, mais de 15 aplicativos falsos de GPS estão violando as regras da Google, vendendo-se como produtos de navegação “completos”, quando, na verdade, estão usando a tecnologia de mapeamento da gigante para tirar vantagem de usuários desavisados, sem grandes esforços.

Isso porque muitos apps com nomes populares (e genéricos), tais como “Mapas e Navegação GPS: Ache Facilmente seu Trajeto!”, “Mapas GPS, Localizador de Rotas – Navegação e Direções”, dentre outros, simplesmente estão pegando a API do Google Maps, provavelmente sem a autorização ou conhecimento da Google.

Veiculando dessa forma, esses softwares falsos estão ganhando dinheiro através da receita publicitária. E o mais estranho é que a Google está deixando isso acontecer, perdendo usuários de seu app nativo de navegação (o Google Maps) para uma experiência que prejudicará não apenas os usuários, como a própria gigante de tecnologia, em algum nível.

Em teoria, a política da Google para esse tipo de situação estipula que desenvolvedores de terceiros estão proibidos de criar produtos ou serviços com recursos “substancialmente semelhantes” ou que possam recriar “recursos de outro produto ou serviço da Google”, afirmou Stefanko. Todavia, na prática, o processo parece ser outro.

O pesquisador também acrescentou que os apps falsos foram relatados há mais de um mês e nada foi feito. Vale apontar que esses 15 aplicativos falsos estão disponíveis entre milhões de outros na Play Store, então é possível que existam mais à espreita, com o objetivo de gerar receita fácil dessa maneira.

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..