Mundo Tech

Android Q oferecerá novos meios para operadoras bloquearem cartões SIM




Os últimos vazamentos do Android Q sugerem que haverá aprimoramentos nas permissões além de um modo escuro nativo, e ao que parece as novidades não param por aí: o novo sistema operacional poderá trazer também mudanças em seus códigos fonte, as quais garantirão às operadoras novas formas de bloquear os smartphones através dos cartões SIM, contra suas concorrentes — incluindo os aparelhos dual SIM.

A mudança foi avistada em meio às quatro novas entradas adicionadas ao código fonte do sistema, que foram divulgadas neste fim de semana, intituladas “Melhorias na restrição de operadoras para Android Q”. As adições mostram que as operadoras terão mais controle sobre quais redes poderão funcionar ou não no aparelho, designando uma espécie de lista negra operadoras. Além das marcas comuns, também poderão ser inclusas operadoras virtuais.

Até então, as operadoras podem restringir slots individuais de cartões SIM, mas no Android Q, aparentemente, será possível bloquear o segundo slot, a menos que haja um já aprovado no primeiro. O bloqueio poderá ser aplicado imediatamente e continuará mesmo que o aparelho seja reiniciado ou redefinido para as configurações de fábrica. Ainda assim, as ligações de emergência continuarão disponíveis, independente do bloqueio de SIM que o smartphone tiver.

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..