Mundo Tech

Trump planeja antecipar lei que irá banir Huawei dos EUA




De acordo com uma reportagem do site Politico, que cita três fontes anônimas que trabalham na Casa Branca, o presidente Donald Trump irá assinar uma ordem executiva que proíbe que qualquer operadora de telefonia dos Estados Unidos use equipamentos da Huawei e da ZTE no país no fim deste mês, logo antes do início da Mobile World Congress (MWC), em Barcelona.

A medida já está sendo comentada nos bastidores há alguns meses, mas, segundo as fontes ligadas, Trump está sendo pressionado para assiná-la antes da MWC, passando a mensagem para as empresas de telefonia de que todos os contratos assinados deverão priorizar a segurança da informação dos clientes e não apenas os custos de instalação. Essas fontes ainda revelam que a Huawei e a ZTE não estão citadas nominalmente na ordem executiva, mas ambas se enquadram na categoria “equipamentos para telecomunicações de empresas chinesas” que será proibido pela decisão.

Os rumores sobre a diretiva são apenas mais uma notícia negativa em um período bem conturbado para a Huawei nos Estados Unidos, que dominou as manchetes com a prisão de sua CFO, Wanzhou Meng, pela polícia do Canadá a mando dos Estados Unidos. Ela supostamente teria tendado furar o embargo comercial que o país havia colocado no Irã.

Além disso, a transição para redes 5G também tem colocado a Huawei na mira de outros países do globo. Até o momento, a Austrália já proibiu o uso de equipamentos da marca na instalação das futuras redes 5G do país e a União Européia também está estudando um banimento da marca no continente. Assim como os Estados Unidos, esses países estão escolhendo banir a Huawei após diversas investigações levantarem a suspeita de que os equipamentos da marca estão sendo usados pelo governo chinês para espionar as comunicações de outros países.

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..