Mundo Tech

Duelos com sabres de luz viram esporte oficial na França




As lutas com sabres de luz sempre foram uma parte crucial da saga Star Wars e é o sonho de muitas pessoas dominar essa arte na vida real — e até competir de verdade contra outros praticantes, quem sabe. O bom é que agora a Federação Francesa de Esgrima oficializou duelos do gênero como um esporte no país.

O objetivo da organização é fazer com que o esporte chame a atenção da geração mais jovem. Para até mesmo criou regras de maneira que o esporte seja atrativo tanto visual quanto tecnicamente; deixando-o tão legal de praticar quanto parece ser nos filmes.

Para fazer parte da brincadeira é preciso ter, obviamente, um sabre iluminado geralmente feito de policarbonato e não de plasma magnético, infelizmente. Assim sendo, vale ressaltar que os duelos não são mortais: não existe perigo de se machucar ou se cortar com as “armas”; mesmo assim, os participantes precisarão se proteger com equipamentos durante as partidas.

Os duelos de sabre de luz como esporte possuem regras adicionais que aumentam seu apelo estético: a ponta das armas, por exemplo, precisa tocar as costas do combatente antes de ele tentar qualquer golpe. O intuito disso é que a luta ganhe maior movimentação em termos de “lâminas” em vez de os lutadores apenas tentarem acertar o oponente rapidamente com golpes simples.

Outras regras, porém, seguem o modelo de uma luta de esgrima normal: os pontos vão se acumulando conforme os oponentes se acertam e dependendo do tipo de contato — se o golpe for dado na cabeça, nos pés, etc. —, mais pontos se ganha. O primeiro que conseguir chegar aos 15 pontos vence a partida, que geralmente têm 3 minutos. Caso ninguém alcance os 15 pontos dentro do limite de tempo de 4 minutos, o lutador com mais pontos automaticamente vence.

Agora que foi oficializado na França, é possível sonhar e imaginar que outros lugares do mundo comecem a fazer o mesmo. A esperança é forte nos fãs, e há até quem imagine que um dia os duelos de sabre de luz ganhem espaço em uma Olimpíada.

Ainda que a prática seja muito de nicho, vale citar a General Leia Organa dos filmes e apontar: “A esperança é como o sol. Se você apenas acredita quando vê, você nunca vai sobreviver à noite”. Então, quem sabe um dia esse sonho se realize?

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..