Mundo Tech

Robô inteligente estaciona carros em aeroporto; assista ao vídeo!




O desenvolvimento da tecnologia tem, em seu núcleo, facilitar as atividades corriquerias das pessoas. Considerando que uma das atividades mais realizadas no mundo moderno é dirigir, a startup francesa Stanley Robotics exibiu, no aeroporto de Lyon-Saint-Exupéry, um robô que estacionará os carros no lugar dos motoristas.

O robô em questão se chama Stan, que pode literalmente pegar um automóvel na entrada de um estacionamento para inserí-lo em uma vaga disponível. Apesar de essa ideia parecer algo simples, o seu conceito ganha uma grande importância em locais enormes, como nos aeroportos, que recebem um número gigantesco de veículos diariamente.

É notório que, com o avanço da sociedade, foram surgindo cada vez mais carros e, em muitos locais, faltam espaço para comportá-los. Nesse contexto, a startup pode transformar os estacionamentos existentes em áreas de estacionamento automatizadas, agregando uma grande eficiência, pelo fato de as pessoas não precisarem mais circular por todos os cantos do local para encontrar uma vaga disponível.

Um outro exemplo bastante interessante pode ser observado em casos em que um motorista acaba viajando. Nessas ocasiões, o robô Stan pode colocar esse carro em um canto mais afastado e estacionar outros na frente dele, otimizando o espaço do local. Obviamente, eles são inteligentes o suficiente para retirar o carro perto do horário de retorno do dono e torná-lo disponível para uso.

No aeroporto de Vinci, em Lyon, onde ele foi exibido, haverá 500 vagas de estacionamento dedicadas à Stanley Robotics, onde quatro robôs trabalharão. Apesar de ainda ser o início dessa iniciativa, o aeroporto e a Stanley Robotics já planejam expandir este sistema para até 6.000 vagas.

De acordo com o site do aeroporto, reservar um espaço no estacionamento normal, pelo período de uma semana, exige € 50,40 enquanto o espaço dedicado ao sistema da startup custa € 52.20.

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..