Mundo Tech

Vítimas de derrame estão recuperando movimentos graças a um videogame




Um grupo de pesquisadores da Northwestern Medicine está usando um jogo para tratar de pacientes vítimas de derrame que tiveram seus movimentos dos braços comprometidos. Desenvolvido especificamente para esse público, o jogo em questão tem uma temática arcade e consiste em mover o cursor de um mouse até um ponto específico da tela.

Basicamente, os cientistas criaram um dispositivo específico chamado “interface mioelétrica computadorizada” para funcionar como o “controle” dos pacientes. Testado com 30 voluntários, o projeto encontrou sucesso continuado: os jogadores submetidos mostraram respostas avançadas de movimentos nos braços logo após a sessão do jogo, e isso persistiu até um mês depois.

Pessoas acometidas por um derrame tendem a apresentar falhas de movimento devido a danos musculares. Comumente referidos como “coativação ou coconstrição muscular”, as condições, falando em termos leigos, fazem com que os músculos de um membro entrem em conflito cada vez que o cérebro comanda um movimento específico. Aos olhos de quem observa, isso pode ser traduzido como um espasmo ou, pior, nenhum movimento aparente.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

O que os pesquisadores fizeram foi isolar esses músculos conflitantes e monitoraram os impulsos elétricos enviados a eles pelo cérebro. Foi então que tiveram a ideia de traduzir esses impulsos como comandos do jogo, efetivamente obtendo respostas nos movimentos dos pacientes.

“A beleza disso tudo é que mesmo que o benefício resultante não dure por meses ou anos, pacientes com um dispositivo vestível poderiam simplesmente fazer uma ‘sessão de ajuste’ a cada uma ou duas semanas, meses ou quando precisarem”, disse o Dr. Marc Slutzky, principal autor do estudo, em um comunicado oficial. “A longo prazo, eu imagino oferecer eletrodos totalmente wireless e hiperflexíveis que um terapeuta ocupacional poderia rapidamente aplicar em seu consultório, para que pacientes os levassem para casa e treinassem sozinhos”.

Uma única sessão de treino leva aproximadamente uma hora, segundo os especialistas.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..