Brasil

Museu do Louvre oferece ajuda para recuperar Museu Nacional




O diretor do museu francês Louvre, Jean-Luc Martinez, se colocou à disposição para ajudar na recuperação do Museu Nacional do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pela assessoria do Ministério da Educação na terça-feira (11).

Consultada pela Agência Brasil, a assessoria da pasta não adiantou detalhes de como o auxílio será efetivado pela equipe do Museu do Louvre. As medidas da parceria serão discutidas posteriormente entre o Ministério da Educação brasileiro e o Ministério da Cultura da França.

Começa instalação de tapumes no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio.
Começa instalação de tapumes no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista – Tomaz Silva/Agência Brasil

O Museu Nacional do Rio de Janeiro, maior do país, pegou foco no dia 2 de setembro. Toda a parte da frente da estrutura ficou destruída. Boa parte das coleções foi perdida no fogo. Não houve vítimas.

Recuperação

Na segunda (10), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), responsável pelo museu, iniciou as contratações para as obras de reconstrução. O governo federal anunciou que vai investir emergencialmente R$ 10 milhões para a recuperação do local. O recurso, contudo, ainda não foi repassado à UFRJ.

As verbas serão utilizadas para a cobertura do local com tapumes, para o reforço da estrutura do prédio e escoramento das paredes. O objetivo é dar condições para avaliar a situação do acervo após o incêndio. Em seguida, serão feitos os projetos básico e de reconstrução do museu. A última fase será a recomposição do acervo.

Continua após a publicidade..