Economia & Política

O eclipse do mercado mundial




Nesta sexta-feira, um eclipse no mercado mundial antecipou o da lua. O gigantesco lucro da Amazon, de US$ 2 bilhões, obscureceu o Facebook, que na quinta-feira (26) levou um tombo histórico de US$ 120 bilhões. Alerta o analista da Slate Money Felix Salmon que está observando outro lado pouco visível na nova órbita do Facebook: todo o setor de tecnologia está fragilizado, com investidores saindo da ganância para o medo. Exemplos disso são as empresas Tesla e Netflix. A exceção é o Google.

No caso do Facebook, os problemas são o número de novos usuários, que está diminuindo, e o alto investimento para acabar com hackers e fake news, depois do escândalo de vazamento de dados pessoais passados para a empresa Cambridge Analytica.

Já o lucro da Amazon é resultado de pesados investimentos em novos serviços criados na área de computação na nuvem e publicidade. A estimativa é a de que para cada dólar gasto on-line nos Estados Unidos, meio dólar vá para a Amazon.

O Jornal de Notícias, de Portugal, publicou na sexta-feira (27) que todos estamos com a cabeça na lua. É o outro eclipse, que começou às 17h39.

*O jornalista Moisés Rabinovici é comentarista da Rádio Nacional e apresentador do programa Um olhar sobre o Mundo, na TV Brasil.

Continua após a publicidade..