Ciência & Tecnologia

Positivo Informática completa dois anos de atendimento direto a revendas superando a marca de 4 mil parceiros




Curitiba, 18 de março de 2013 – A Positivo Informática, maior fabricante e líder na venda de computadores no país, tem boas razões para comemorar os dois anos da reestruturação de sua área de Canais Indiretos. Desde a implementação de sua plataforma para atendimento direto a revendas, o número de parceiros passou de 1.212 para 4.052, presentes em 1018 municípios em todo o país.

A plataforma de atendimento direto às revendas foi implantada no início de 2011, depois de meses de desenvolvimento e testes, e simplificou a relação com os canais. Os revendedores passaram a ter acesso direto à fabricante, o que permitiu um entendimento mais profundo das necessidades das revendas e maior agilidade no atendimento a esse público. O novo modelo de trabalho foi bem recebido pelo mercado e gerou crescimento no número de revendas de 97% em 2011 e de 70% em 2012. “Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados nesses dois anos de trabalho e muito otimistas para os próximos períodos. Com certeza, há um grande potencial para avançar e continuar aumentando a nossa capilaridade”, comenta Vicente Soares, diretor Comercial de Canais Indiretos da Positivo Informática.

Para garantir a eficiência no atendimento, a Positivo Informática conta com um portal exclusivo para as revendas que dá acesso aos seus produtos – desktops, computadores tudo-em-um, notebooks, ultrabooks, tablets e a recém-lançada linha de celulares e smartphones – com a possibilidade de comprar ou intermediar vendas diretamente, com opções variadas de pagamento e financiamento. Estoque para disponibilidade imediata de produtos e faturamento no mesmo dia, caso o revendedor tenha crédito pré-aprovado, são outros diferenciais importantes. O custo do frete para as revendas também é bastante reduzido, graças a um projeto de logística desenvolvido internamente, exclusivamente para atender à área de Canais Indiretos.

Além desta estrutura de atendimento, a Positivo Informática oferece treinamento, capacitação e apoio às revendas, vantagens exclusivas e verba cooperada de marketing. Através do programa de fidelização Positivo Revendas, os revendedores conquistam benefícios crescentes, quanto mais produtos da marca adquirem. “Estabelecemos objetivos plausíveis para serem atingidos. Não se pode imaginar que uma revenda que adquire cinco computadores possa alcançar metas de geração de receita de R$ 20 mil mensais, como é comum ver neste mercado”, diz Soares.

A política de Canais Indiretos da Positivo Informática tem conquistado revendas de diferentes perfis, em todo o Brasil. Um exemplo é a Big Farma. Com duas lojas na cidade de Tailândia (PA), a revenda atende usuários finais e era especializada em telefonia celular. Há cinco anos, começou a vender computadores da Positivo Informática, ampliando sua atuação. Participante do programa de canais desde o início, a empresa está muito satisfeita com o modelo de compra direta, sem intermediários. “O marketing é muito bom, e podemos oferecer um produto nacional de qualidade, com design moderno e confiável. Também contamos com o auxílio da fabricante caso temos alguma dificuldade, o que considero extremamente positivo”, diz Maria de Cássia Ferreira Lima, sócia-proprietária da Big Farma. Outra parceria antiga é com a Equipe Rede, revenda corporativa que atua em Marília (interior de São Paulo) e região, que aponta o marketing como o maior benefício do modelo atual de trabalho. “Ter o nome da nossa empresa associado ao de uma grande marca e o contato direto com a maior fabricante de computadores do Brasil é uma vantagem significativa. Temos acesso a um atendimento diferenciado e o canal de vendas é excelente”, afirma Sérgio Barone Navarro, sócio-proprietário da Equipe.

Especializada no segmento de governo, a Maestro Informática, de Curitiba (PR), passou a integrar a rede de parceiros da Positivo Informática há seis meses, depois de fazer seu cadastro no site, e já registra um bom retorno nas vendas. “No mercado em que atuamos, a facilidade de contato é um ponto importante para não perdermos negócios. No caso de licitações, é comum termos que responder a questões técnicas com rapidez ou mandar documentos que são requeridos no último momento. E o atendimento rápido e preciso que temos recebido da Positivo Informática tem tido um impacto positivo nos nossos negócios”, declara Jefferson Santos, diretor de TI da Maestro Informática.

A paulistana BC Soluções, revenda corporativa de soluções na área de TI, já trabalhava com produtos Positivo através de distribuidores e constata que o apoio aumentou com a mudança da política e o atendimento direto. Os negócios com a marca aumentaram, ao menos, 30%, estima o diretor Comercial da BC Soluções, Ailton Barros. “Antes não tínhamos a visibilidade de agora. Além do comissionamento, temos acesso a incentivos, material de marketing e apoio pós-venda. Estamos satisfeitos por contar com a parceria da fabricante que detém boa fatia do mercado e desenvolveu um modelo direto para proporcionar margens razoáveis para nós também”, diz Barros, que ainda destaca a praticidade do portal dedicado às revendas.

O crescimento do número de parceiros foi muito expressivo nos dois primeiros anos da nova estrutura de Canais Indiretos, e a perspectiva da Positivo Informática é de continuar aumentando sua capilaridade. “De acordo com dados de mercado, existem aproximadamente 32 mil revendas em todo país. Vamos continuar trabalhando para angariar novos parceiros e ampliar ainda mais o número de revendedores dos nossos produtos”, conclui Soares.

As revendas interessadas em se tornar parceiras da Positivo Informática podem entrar em contato com a fabricante pelo telefone 0800-7243370 ou pelo e-mail [email protected].

Sobre a Positivo Informática:

A Positivo Informática (BM&FBOVESPA: POSI3), maior fabricante brasileira de computadores, é líder de mercado há sete anos consecutivos e tem destacada presença na Argentina. Emprega mais de 4,8 mil colaboradores em suas fábricas no Brasil, localizadas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e Ilhéus (BA), e na Argentina, na Terra do Fogo. Integram seu portfólio de produtos desktops, notebooks, ultrabooks, tablets, smartphones e celulares. Também investe em serviços e conteúdos – prioritariamente em língua portuguesa – para agregar valor aos equipamentos da marca. Presença em cerca de 9,4 mil pontos de venda no Brasil e mais 1,9 mil na Argentina. Líder também na área de tecnologia educacional, com soluções em cerca de 8,8 mil escolas públicas, 2,3 mil escolas particulares, mais de 3 mil pontos de venda no varejo em todo o Brasil e exportação para mais de 40 países. Mais informações disponíveis em www.positivoinformatica.com.br.

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