Ciência & Tecnologia

Positivo Informática anuncia novo vice-presidente de Mobilidade




Noberto Maraschin Filho

A Positivo Informática anuncia novo vice-presidente de Mobilidade, Norberto Maraschin Filho, responsável pela divisão de produção e comercialização dos celulares da marca, incluindo as parcerias estratégicas com operadoras de telefonia. Também está à frente dos negócios internacionais encabeçados pela companhia. Em 2010, coordenou as negociações que resultaram na entrada da Positivo Informática nos mercados da Argentina e do Uruguai para vendas de dispositivos, com a criação da joint venture entre a Positivo Informática e a BGH. Foi CEO da empresa resultante desse processo, a Positivo BGH, que conta com duas fábricas na Argentina e lidera o mercado total de computadores desde o ano passado e de notebooks há dois anos.

Norberto passou a integrar a equipe da Positivo Informática em 2009, quando assumiu a gerência de Estratégia e Novos Negócios, na qual liderou projetos de novos canais de distribuição, fusões e aquisições e de parcerias estratégicas com empresas de telecomunicações. Anteriormente, trabalhou mais de oito anos em consultorias estratégicas e atuou nas empresas Oliver Wyman e Booz & Company, em mercados como Brasil, Colômbia, Equador e Índia. Sua experiência engloba definição e implementação de estratégias em diferentes áreas, entre elas vendas/distribuição, marketing, financeiro, processos e sistema e infraestrutura técnica. Norberto é formado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

Em paralelo, o executivo Miguel Stief assume a posição de CEO da Positivo BGH, na Argentina. Com mais de 20 anos de carreira – no Brasil, Alemanha, Estados Unidos, México e China –, trabalhou em empresas como LiteOn Mobile, NXP Semiconductors e Philips, especialmente na gestão de projetos e negócios, comercial, marketing e operações. Acumula sólida experiência em desenvolvimento de projetos de expansão industrial, desenvolvimento de modelos colaborativos de negócios com parceiros globais e liderança de processos de transformação de organizações para fornecimento de soluções integradas, além de start up de plantas e formação de equipes multiculturais de alta performance com foco na otimização de custos. Miguel é engenheiro e administrador, com MBA em Negócios.

Continua após a publicidade..