Ciência & Tecnologia

Positivo Informática comemora dez anos da conquista da liderança no mercado brasileiro de PCs




No quarto trimestre de 2004, a Positivo Informática vendeu 50.081 unidades de computadores e pela primeira vez conquistou a liderança do mercado de PCs no Brasil. Dez anos depois, mantém o posto e reforça o feito de colocar o Brasil como o único entre os maiores mercados de computadores do mundo a ter uma empresa local à frente das multinacionais. Além de comemorar a liderança absoluta na venda de PCs no mercado total e no varejo brasileiro, a Positivo Informática comemora ainda em 2014 seus 25 anos e sua disposição para continuar inovando e ampliando seus volumes de vendas também nos segmentos de smartphones e tablets.

“Em um cenário econômico competitivo, como o de computadores, manter-se no topo e por tanto tempo é realmente um fato a se festejar. São muitos players, produtos, marcas e políticas de preços agressivas que disputam o consumidor”, reflete Reinaldo Sakis, gerente de pesquisa da IDC Brasil. “Vale lembrar também que muitos competidores entraram e saíram do mercado neste longo período, e, mesmo frente às dificuldades, a Positivo Informática conseguiu se manter em evidência”, completa o gerente da IDC, consultoria que atesta a performance da companhia desde 2003, quando a Positivo Informática entrou no varejo de computadores.

Ciclo de inovação

Para Hélio Bruck Rotenberg, presidente da Positivo Informática, a explicação para ser a marca preferida do consumidor brasileiro nos últimos dez anos é simples, embora a história seja de muita luta, pesquisa e desenvolvimento: “somos ágeis, aguerridos e, de fato, fazemos produtos para o gosto e para o bolso do brasileiro. Nossa equipe de pesquisas é formada por brasileiros que transformam aspirações e necessidades de brasileiros em produtos inovadores”, afirma. Exemplos desse ciclo de inovação iniciado em 2004 não faltam. Foi a Positivo Informática, por exemplo, que lançou o primeiro computador pronto para usar a internet. “Hoje parece tão óbvio, mas há dez anos ajudamos milhares de usuários a ter sua primeira experiência com a internet. Da embalagem e manual até a configuração, tudo foi pensado para o usuário ligar a máquina e começar a usar”, lembra Hélio. Em 2005, foi o Positivo PCTV que novamente antecipou algo que hoje é comum – usar o computador como central de entretenimento – mas, na época, era absolutamente novo, principalmente pela simplicidade da operação e possibilidade de, ao mesmo tempo, ter em casa um desktop e um segundo aparelho de TV. Em 2008, veio o Positivo Faces, resultado de 18 meses de pesquisas que identificaram o prazer do consumidor brasileiro em expor seu computador na sala e personalizá-lo ao seu gosto e estilo de vida. Ou seja, seis anos atrás, o Positivo Faces inaugurou a onda dos quase infinitos modelos de capas e adesivos para dispositivos móveis.

Outros exemplos do ciclo de dez anos de inovação da Positivo Informática e que ajudaram a empresa a manter sua liderança no mercado de computadores são os desktops e notebooks Positivo 3D, lançados em 2011 depois de uma pesquisa com jovens e adultos de 16 a 35 anos. Com eles, a companhia atendeu ao desejo do consumidor em ter uma experiência com a tecnologia 3D, como converter fotos e vídeos 2D para 3D, visualizar fotos e vídeos 3D, postar fotos 3D nas redes sociais e assistir a vídeos no canal Youtube 3D. O mais recente resultado do foco da Positivo Informática em inovação é o Positivo Duo, aposta da companhia para o Natal de 2014. “É o primeiro 2 em 1 com preço acessível para todas as classes sociais”, lembra Hélio. Segundo ele, o dispositivo alterna as funções de notebook e de tablet, tem tela sensível ao toque de 10,1 polegadas destacável que atende o usuário dependendo de sua necessidade no momento, com design refinado, ótima capacidade de processamento e por um preço que ele pode pagar, abaixo de R$ 1 mil

Imbatível no varejo

Soluções inovadoras e por preços compatíveis com a realidade brasileira tornaram a Positivo Informática imbatível no varejo, mercado no qual o consumidor final se identifica com o valor agregado aos produtos e com os preços competitivos da fabricante nacional, e o excelente relacionamento cultivado com os varejistas também faz a diferença. No terceiro trimestre de 2014, a companhia foi a primeira em vendas de PCs pelo varejo no país, com 22,7% de participação, ganhos de 8,9 e de 5,9 pontos percentuais (p.p.) na comparação com o segundo trimestre de 2014 (2T14) e terceiro trimestre de 2013 (3T13), respectivamente. Neste segmento, a marca liderou as vendas de desktops, com 38,5% de participação, e de notebooks, com market share de 19,1%.

O market share da Positivo Informática no mercado total de computadores atingiu 16,6%, aumentos de 1,5 e de 3,2 p.p. na comparação com o 2T14 e 3T13, respectivamente. A liderança foi garantida tanto em notebooks, com participação de 17,1%, como em desktops, com 15,6% de market share.

Em termos de volume, no terceiro trimestre, foram vendidos 554,4 mil computadores e 111,2 mil tablets das marcas Positivo e Positivo BGH, no Brasil e na Argentina, somados a 53,9 mil smartphones. Com isso, a companhia reportou lucro líquido de R$ 13,5 milhões no período.

“Os resultados do terceiro trimestre de 2014 mostram que a Positivo Informática não apenas registrou ganhos consistentes de participação de mercado em PCs como foi eficiente em expandir a receita no período. Agora, o nosso principal objetivo é levar o sucesso alcançado em computadores para smartphones e tablets também, o que vem acontecendo gradualmente”, afirma o presidente da Positivo Informática.

Marca revitalizada

No ano em que completa seu 25º aniversário, a Positivo Informática revitaliza sua marca e adota uma nova identidade visual, mais vibrante e atrativa, em sintonia com o novo perfil da classe média brasileira. O sinal positivo ganhou cores e ficou mais descontraído, visando criar uma identificação maior com o público. Os produtos que seguem para as lojas neste fim de ano já apresentam o novo conceito, assim como ações de comunicação, site e perfis oficiais nas redes sociais.

“A principal proposta de valor da marca Positivo, que nos levou ao topo do mercado de PCs, é ser a melhor opção para o consumidor da classe média brasileira. É o que estamos propondo para smartphones e tablets também. Buscamos estar cada vez mais próximos do nosso público e, para isso, focamos em lançar o produto ideal pelo preço ideal. Nosso time acompanha o que está acontecendo em tecnologia no mundo e pesquisa o que o consumidor brasileiro deseja”, finaliza Hélio.

Fontes: Dados de participação de mercado extraídos do estudo IDC Brazil Quarterly PC Tracker 2014Q3.

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