Ciência & Tecnologia

Mundo Positivo realiza a primeira Ação Sorriso Solidário




Subindo o morro de terra, lá em cima da colina, uma casa amarela se enfeita para o Natal. Esse foi um dos cenários de um dia para lá de especial para os mais de 30 jovens que moram no Abrigo Solidário, na periferia de São Paulo, mais precisamente no bairro Jardim Educandário, Zona Oeste da cidade.

No dia 16 de dezembro, o Portal Mundo Positivo, da Positivo Informática, em parceria com a Liga Solidária realizou a primeira Ação Sorriso Solidário, que promoveu uma celebração de Natal diferente para as crianças e jovens que vivem no local.

Nada de árvores gigantes e adornos modernos, a simplicidade dos enfeites reflete ainda mais a criatividade dos pequenos, e a vontade de fazer da data, um momento especial. Não foi preciso mais do que isso para promover no Abrigo um sentimento de renovação e de incentivo.

“Tia, o papai Noel vem mesmo?”, perguntou um garoto que tinha ajudado na decoração da casa. A resposta veio logo. Carregando uma sacola vermelha do tamanho do sorriso das crianças, o bom velhinho sentou no sofá da sala e chamou um a um pelo nome. “Tem até presente para mim!”, disse surpreso um dos adolescentes da casa, que tinha acabado de chegar da escola.

Ligia Gonçalves, supervisora do abrigo, acompanhou tudo com olhos bem atentos. “A maioria dessas crianças já não acredita mais em nada”. Mas com certeza elas ainda acreditam em boas ações. “Eles precisam voltar a sonhar”, completou.

Como agradecimento pelo dia, as crianças do abrigo fizeram mãozinhas de cera para parceiros e anunciantes do portal que participaram da ação, como a MercadoLivre, MRV, TIM, Universidade Braz Cubas, McAfee, Grupo Isobar, Grupo Publicis, Jussi e Agência FBIz.

Pela tarde, as crianças da Casa da Infância do Menino Jesus também receberam a visita do Papai Noel. A Casa fica no Jardim Ester Iolanda, região do Butantã, e recebe diariamente crianças com idade pré-escolar que participam de um programa de educação que estimula a socialização e aprendizado entre os pequenos.

Sentados no pátio da creche, eles cantavam as músicas típicas da época, enquanto esperavam a festa começar. Emiliana de Almeida, diretora da Casa, disse que as crianças estavam desde cedo aguardando o Papai Noel. “Eles estavam felizes e ansiosos”. Para ela, esse tipo de ação contribui para a formação da identidade das crianças, e afirma: “É uma alegria que não tem preço”.

A iniciativa da Ação Sorriso Solidário faz parte do posicionamento da área de Negócios Digitais quanto à aproximação da mídia com ações sociais no Brasil. “Nós acreditamos muito que uma sociedade mais justa e igualitária, ela só é construída se cada um de nós fizer a sua parte”, afirmou Mary Albuquerque, diretora de Negócios Digitais da Positivo Informática, uma das idealizadoras da ação.

Confira o vídeo da Ação Sorriso Solidário do Mundo Positivo.

A Liga Solidária é organização sem fins lucrativos, responsável por atender mais de 1.300 crianças de 0 a 18 anos que estão em situação de risco social. Ao todo, foram doados 250 presentes para crianças de 1 a 4 anos da Creche e 35 kits com roupas, chinelos, mochila e brinquedos para jovens de até 17 anos que vivem no abrigo.

Continua após a publicidade..