Comportamento

Veja como se prevenir da conjuntivite de verão




Com o verão escaldante, é importante termos um cuidado redobrado com olhos nesta estação. Há um consenso geral que a incidência das conjuntivites aumenta com o verão.

Conjuntivite e seus tipos

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, uma membrana transparente que recobre a esclera, ou melhor, o branco do olho.

As conjuntivites alérgicas ficam frequentes devido às mudanças na temperatura com o uso de ar condicionado, frequência às casas de praia fechadas, alergia ao cloro da piscina e à areia da praia, entre outras.

As conjuntivites tóxicas são devido ao sal da água do mar, ao cloro da piscina e ao protetor solar.

As conjuntivites infecciosas bacterianas e virais proliferam com maior velocidade nessa época deviro ao calor e umidade.

Junto à conjuntivite podemos ter a ceratite, que é a inflamação da córnea na parte transparente na frente do globo. Essa é a primeira lente do olho, responsável pela entrada de luz no olho. A ceratite pode ter as mesmas causas das conjuntivites e inclusive pode sofrer queimadura pelo sol e lesão pela areia. A ceratite costuma ser muito dolorosa e pode levar a baixa visual transitória, ou não.

Pode haver a conjunção de diversos tipos de conjuntivite e ceratites sobrepostas.

Uma conjuntivite alérgica incomoda e coça, e ao levar a mão contaminada ao olho inflamado o paciente piora o quadro com uma contaminação secundária.

Ao coçar os olhos pode-se machucar o olho, causando uma ceratite.

Previna-se

Para ter um verão tranquilo, sem precisar correr ao consultório do oftalmologista com olhos vermelhos, secreção ou dor, segue as dicas:

– Ter sempre um colírio lubrificante prescrito pelo oftalmologista para “lavar” os olhos, ao sair da piscina ou mar;

– Jamais deve-se coçar os olhos para não machucar e/ou contaminar;

– Ter colírio antialérgico em caso de alergia ocular;

– Preferir filtro solar mais espesso, próprio para o rosto, e passar acima da sobrancelha para que não escorra para dentro dos olhos;

– E sempre usar óculos escuros de boa procedência, com filtro UV, ou ao menos usar boné para evitar a exposição solar.

*Colaboração Terra Notícias

Continua após a publicidade..