Comportamento

Seis alimentos para combater o envelhecimento e o estresse




Foto: Reprodução/Divulgação

A má alimentação associada ao estresse e sedentarismo refletem muito além dos aspectos estéticos, mas também na qualidade da memória e capacidade cognitiva.

“É comprovado cientificamente que adotar algumas mudanças em nosso cardápio pode ajudar nosso cérebro a se manter mais concentrado e até diminuir o envelhecimento cerebral, sendo capaz de melhorar a memória e concentração. Uma alimentação adequada, rica em alimentos antioxidantes, também faz parte das ações para prevenir as chamadas doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson, fatalmente relacionadas à produção de radicais livres pelo nosso organismo”, explica o médico e pesquisador na área de nutrição, Presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC), Dr. Rocha.

Adotar uma alimentação com uma variedade de alimentos mais nutritivos, ricos em antioxidantes, gorduras boas (aquelas presentes nas carnes vermelhas, peixes, frutas), vitaminas e minerais, pode além de combater o envelhecimento precoce, fornecer mais energia e disposição, melhorar a pele e atuar na proteção contra doenças como degenerativas, como diabetes, alzheimer, câncer, reumatismo, entre outros.

Confira a seguir alguns alimentos essenciais para evitar doenças, garantir energia, uma boa memória e concentração:

1. Espinafre

Vegetais folhosos verdes em geral fazem muito bem para o organismo. O espinafre, em especial, traz uma série de benefícios em virtude de seus altos níveis de vitamina K e nutrientes como luteína, ácido fólico e betacaroteno. Além de conter todas estas vitaminas, é comprovado que o consumo de espinafre reduz os danos do estresse no cérebro. Você pode consumi-lo em saladas, sucos, omeletes e até mesmo refogado.


Foto: Reprodução/Divulgação

2. Cúrcuma

Popularmente ele é chamado de açafrão da terra, raiz de sol e até mesmo de gengibre amarelo. Trata-se de uma raiz que pertence à família do gengibre e é um poderoso alimento funcional, capaz de prover uma série de benefícios ao organismo. O cúrcuma auxilia na oxigenação do cérebro e na produção de serotonina, um neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar e tranquilidade. O cúrcuma pode ser incluído no preparo de molhos, carnes e sucos.

Foto: Reprodução/Divulgação

3. Brócolis

O brócolis é uma ótima fonte de vitamina K, que é conhecida por melhorar a função cognitiva, melhorar o poder intelectual e promover um maior desenvolvimento da memória. Além disso, o brócolis é rico em antioxidantes, fibras e minerais. E outra notícia muito boa: é hipocalórico, portanto, pode comer a vontade.

Foto: Reprodução/Divulgação

4. Ovo

O ovo é sem dúvidas um dos alimentos mais completos que existe na natureza. Ele é rico em vitamina K, E, D, A e B12, dentre muitos outros nutrientes. E todos esses nutrientes contribuem para a melhora e boa manutenção do nosso órgão rei, o cérebro. Pode usar a criatividade no preparo, variando de acordo com o seu paladar. Mexido, cozido, frito (no óleo de coco), na omelete ou até mesmo no mingau.

Foto: Reprodução/Divulgação

5. Tomate

O tomate é rico em antioxidantes que auxiliam a retardar o envelhecimento cerebral e prevenir diversas doenças neurológicas. Isso porque o licopeno, responsável pela cor avermelhada dos tomates, é um carotenóide que ajuda a combater os radicais livres no corpo. Pesquisas sugerem que essas mesmas propriedades possam tornar o licopeno um aliado na prevenção de doenças como o Alzheimer.

Foto: Reprodução/Divulgação

6. Peixes gordos

Se você gosta de frutos do mar, uma boa notícia: incluir mais peixes gordos na dieta pode ser positivo para quem pretende melhorar a saúde em geral. Peixes são considerados alimentos super nutritivos e favoráveis ??ao cérebro. O atum, anchova, carpa, arenque, salmão e sardinha, por exemplo, por conter ácidos graxos ômega-3 ajudam a manter o bom funcionamento do cérebro e também a melhorar a memória. Mesmo que você já inclua peixes na sua rotina, o ideal é consumir diariamente suplementação de ômega 3. Mas fique atento: os benefícios geralmente listados sobre o salmão se referem àqueles que vivem em áreas livres, em águas geladas, e não os de cativeiro.

Foto: Reprodução/Divulgação

Continua após a publicidade..