Comportamento

Seis passos para emagrecer e ganhar disposição




Foto: Reprodução

As pessoas estão vivendo doentes e intoxicadas em virtude da adoção de maus hábitos alimentares, poluição e estresse, e isso já não é novidade. A questão é que com mais acesso à informação, as pessoas estão buscando soluções e mudando hábitos.

Consumo excessivo de industrializados, sedentarismo, ansiedade e estresse, intoxicam o organismo e o resultado são desordens digestivas, redução do metabolismo, dificuldades para emagrecer, alergias, envelhecimento precoce da pele, diminuição da imunidade, cansaço, entre tantos outros desequilíbrios.

Para reverter este quadro e conseguir retomar a disposição, o ideal é passar por um processo de desintoxição do organismo.

“A desintoxicação, também chamada de detoxificação ou detox, é um processo fisiológico e natural muito importante para a limpeza do nosso organismo, que ocorre em todos os órgãos, com predomínio no fígado (60 %), intestino (20 %), pulmão e cérebro. Algumas dietas de desintoxicação sugerem redução do consumo de carnes, leites e carboidratos refinados. Outras, mais radicais, restringem até mesmo ovos e até alimentos de origem vegetal tais como cacau e oleaginosas (castanhas)”, explica Dr. Rocha, médico e pesquisador na área de nutrição, presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC).

Se você quer começar a colocar os planos em ação, eliminar uns quilinhos e ainda ganhar disposição, confira aqui um guia para desintoxicar o seu organismo:


1. Desembale menos, Descasque Mais

Para começar o detox, a primeira dica é: esvazie a sua dispensa de todo e qualquer alimento e produto industrializado. Prefira alimentos da época, in natura e minimamente processados. Existe uma imensa farmácia natural repleta de cores, texturas, sabores e detalhes bem perto de nós que são as frutas, legumes e cereais. Evite consumir alimentos industrializados como hambúrguer, salsicha, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.


2. Hidrate-se muito bem

Hidratação é uma parte importante para o bom funcionamento do metabolismo. Por essa razão é essencial ter um cuidado maior com a hidratação do corpo quando for passar por um processo desintoxição. O ideal é beber ao menos 2 litros de água por dia. Durante o detox, refrigerantes e bebidas industrializadas devem ser excluídos da dieta. Foque em sucos naturais feitos na hora, chás (sem açúcar) e água. As perdas de líquidos e de sais minerais pelo organismo podem prejudicar o seu rendimento durante o dia, provocar dores de cabeça, cansaço, entre outros sintomas.


3. Açúcar: inimigo número um do seu organismo

Aqui um dos principais segredos e sabotadores da saúde. O açúcar está escondido em vários alimentos, não apenas nos doces. Os carboidratos quando ingeridos são transformados em glicose (açúcar) no nosso organismo, fornecendo energia para que as nossas células possam desempenhar suas funções corretamente. Sabe-se também que o excesso de carboidratos pode levar além do aumento de peso, ao diabetes. Retirar da rotina diária o açúcar refinado e a farinha refinada de fontes diretas, como bolo, refrigerante, açúcar refinado, massas, pães e salgadinhos. E mais, não pense que vale optar pelas opções diets e lights para fugir da restrição, pois estes produtos também devem ser restritos.


4. Inclua no cardápio frutas vermelhas

As frutas vermelhas, como mirtilo, amora, framboesa, morango, açaí, ameixa e a famosa goji berry, são fontes de inúmeros nutrientes e fibras, mas principalmente conhecidas pelo alto teor de flavonoides, antocianinas e outros antioxidantes, assim como substâncias anti-inflamatórias. Seus compostos antioxidantes combatem os radicais livres, amenizando danos à pele e o envelhecimento celular precoce. Ainda, auxiliam na prevenção do câncer de pele, apresentando efeito fotoprotetor. Os antioxidantes também são essenciais à detoxificação hepática e eliminação de toxinas do organismo. Sugere-se uma ingestão mínima de 3 a 4 porções de frutas vermelhas por semana, equivalente a 3 xícaras de chá.


5. Consuma alimentos termogênicos

Alguns alimentos possuem em sua composição substâncias com ação termogênica, as quais apresentam a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando metabolismo, e consequentemente a queima de calorias e redução do tecido adiposo (gordura corporal). Todo esse processo ajuda também ao colocar as toxinas do organismo para fora durante o detox. Dentre os principais alimentos termogênicos está o gengibre, o chá verde, a cúrcuma (açafrão da terra), alimentos ricos em ômega 3, pimentas e o óleo de côco.


6. Folhas verdes escuras

Quando for fazer um detox é regra incluir folhas verdes nas refeições, pode ser nos sucos ou nas refeições. Elas são fontes de minerais, fibras e vitaminas. O consumo de alimentos folhosos de cor verde beneficia desde a saúde cerebral à saúde da pele, ajuda a previnir alergias e inflamações, entre diversas outras doenças. É essencial adotar o hábito de consumir mais verduras e legumes orgânicos (preferencialmente da época, por serem mais ricos nutricionalmente) como espinafre, couve, chicória, brócolis, além de ervas e condimentos naturais (sálvia, hortelã, manjericão, coentro, açafrão, dentre outros).

Assista também o vídeo disponível no YouTube com algumas dicas de alimentos que ajudam no processo de desintoxicação:

Continua após a publicidade..