Comportamento

Cinco dicas para comer menos doces




Foto: Reprodução/Divulgação

Ter vontade de comer um docinho de vez em quando é completamente normal. No entanto, de acordo com a nutricionista Melissa Santos, da Companhia Athletica Curitiba, se o desejo for frequente, ele pode ser um sinal de que sua dieta está desequilibrada.

“Geralmente, a vontade de comer doces ocorre quando estão faltando nutrientes, vitaminas ou minerais. É o próprio corpo buscando o que ele precisa e a pessoa não está ingerindo”, explica a especialista.

Confira, a seguir, cinco dicas para amenizar a vontade de comer doces:

1. Naturalmente adocicados

“Busque uma dieta baseada em alimentos mais adocicados, como frutas frescas, desidratadas ou secas e oleaginosas”, recomenda a nutricionista. Ricas em gorduras boas, que geram a sensação de saciedade, as castanhas do pará e de caju, nozes e amêndoas são boas pedidas.

2. Alternativos

“Existem alguns fitoterápicos e ervas e até mesmo vitaminas e minerais que trabalham diminuindo a compulsão por doce”, afirma a profissional. Além do chá de hibisco e da Garcinia Cambogia, Melissa indica a ingestão de alimentos ricos em vitaminas do complexo B, que podem ser encontradas em cereais integrais, carnes e ovos, por exemplo. O magnésio, que auxilia no aumento da produção de Serotonina – o que diminui a compulsão por doce – está presente em vários tipos de vegetais e folhosos vede-escuros.

3. Substitutos

De acordo com Melissa, hoje, há uma facilidade de encontrar, até em supermercados, produtos que podem substituir o chocolate ao leite, por exemplo. “Existem variedades de chocolates meio-amargos com maior teor de cacau”. A alfarroba, que é um pó extraído de um tipo de vagem, é um ingrediente com o qual são feitos vários tipos de doce mais saudáveis. “Ela funciona como se fosse um chocolate, mas não contém lactose ou glúten e pode ser incluída na dieta para tentar minimizar essa vontade de doce”, explica.

4. Reeduque-se

A compulsão e o consumo exagerado de doces podem gerar o aumento de peso e, consequentemente, elevar o risco do desenvolvimento da diabetes. Por isso, é importante reavaliar os hábitos alimentares, junto com um profissional habilitado. “O ideal é sempre fazer a correção da programação alimentar e da dieta do paciente, para que essa vontade não volte”, afirma Melissa.

5. Aprenda novas receitas

Existe uma infinidade de receitas que usam pouco ou nenhum açúcar e, mesmo assim, conseguem ter o sabor adocicado alcançado com ingredientes naturais. O brownie funcional de Melissa comprova que não é preciso enfiar o pé na jaca para satisfazer o desejo de comer um doce. Aprenda a receita para fazer em casa:

Ingredientes

3 ovos
2 e ½ xícara de açúcar de coco
1 e ½ xícara de chocolate em pó
½ xícara de cacau em pó sem açúcar
½ xícara de óleo de coco
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 pitada de sal
1 xícara de farinha de arroz peneirada
½ xícara de fécula de batata
1 colher de chá de fermento em pó
Barra de chocolate 60% cacau picada

Modo de Preparo

Junte a farinha de arroz, a fécula de batata e o fermento. Reserve. No liquidificador, bata os ovos com o açúcar durante cinco minutos. Adicione o cacau e o chocolate em pó, o óleo de coco, a essência de baunilha e o sal. Bata até que fique homogêneo. Misture a massa aos ingredientes secos e mexa com uma espátula. Adicione o chocolate picado e coloque a massa em uma forma forrada com papel manteiga e leve ao forno ajustado em 180 graus, por 15 minutos (pode levar até 25 minutos, dependendo do forno utilizado). O brownie deve formar uma casquinha no topo, sem perder a cremosidade interna.

Continua após a publicidade..