Comportamento

Aprenda a deixar o seu cabelo amigo dos dias frios




Foto: Reprodução/Divulgação

Com as baixas temperaturas, adotamos alguns hábitos diários que são prejudiciais à saúde dos cabelos, e o resultado são fios com aspecto ressecado, opaco e quebradiço. Por isso, alguns cuidados simples podem ser essenciais para combater os ‘efeitos do inverno’. Segundo a dermatologista Isabela Gomide, um dos principais vilões dessa época do ano são os banhos muito quentes, pois a alta temperatura da água retira o óleo do couro cabeludo, responsável pela proteção natural e lubrificação dos fios.

Ouro hábito comum e prejudicial no inverno é a baixa na ingestão de líquido. A desidratação é ruim para a saúde de forma geral, mas, no caso dos cabelos, provoca o enfraquecimento e a diminuição do seu brilho natural. “A alimentação também sofre mudanças, a nossa tendência é consumir mais gordura, o que aumenta a produção de sebo e predispõe à seborreia”, diz Isabela. O estresse, típico do fim de semestre, também impacta na queda de cabelo, por isso, segundo a dermatologista, é importante ficar atendo à saúde de maneira ampla.

Confira alguns cuidados essenciais:


Hidratação

Utilize shampoo e condicionador de boa qualidade e adequados ao seu tipo de cabelo. Hidrate os fios com regularidade.


Alimentação

Prefira alimentos ricos em proteínas e evite consumir gorduras e açucares em excesso.


Banho

Evite banhos muito quentes e prolongados. A temperatura morna é a ideal.


Secador

Utilize um protetor térmico ou reparador de pontas antes de secar os cabelos. Não coloque a temperatura no máximo e nem aproxime o aparelho demais dos fios.


Dormir

Não durma com o cabelo molhado, a umidade enfraquece o cabelo e predispõe à queda.


Adereços

Fique atendo ao uso frequente de chapéus, boinas, lenços e gorros. O hábito pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo e facilitar o surgimento de fungos e bactérias. Esses adereços precisam ser higienizados com bactericida, pelo menos, uma vez por semana.

Continua após a publicidade..