Comportamento

5 cuidados necessários após a retirada do siso




Foto: Reprodução/Divulgação

Apesar de tranquila, a cirurgia de remoção do dente do siso ainda desperta dúvidas em muitas pessoas, principalmente no que diz respeito à rotina pós-operatória. Como se trata de um procedimento cirúrgico, ela exige alguns cuidados, incluindo repouso, mudanças na alimentação e produtos de higiene bucal específicos para evitar atritos e machucados na área que está sensibilizada.

Para Isabella Mendes, dentista e consultora da GUM, uma das orientações mais importantes é não deixar de fazer higiene bucal no período pós-operatório, mesmo que a região esteja dolorida ou apresente leve sangramento.

A especialista explica que é essencial optar por uma escova que se adeque às necessidades do pós-operatório.Além disso, Isabella orienta que a escova seja manipulada de maneira delicada e que não se façam bochechos muito fortes, para não correr o risco de os pontos estourarem.

Existem ainda outros cuidados essenciais na hora da recuperação de uma cirurgia de retirada do siso. Confira abaixo a lista feita pela especialista.

Repouso

É essencial evitar atividades físicas ou movimentos bruscos e que exijam muita força, principalmente nos três primeiros dias a fim de evitar sangramentos.

Gelo

Compressas de gelo são a recomendação mais popular na hora do pós-operatório e uma das mais importantes. “A baixa temperatura ajuda a aliviar a dor e o inchaço na região operada, além de evitar inflamações”, comenta Isabella.

Alimentação

A dieta do pós-operatório deve ser composta por refeições líquidas nos três primeiros dias, seguidas de pastosas, que não exijam mastigação. A dentista explica que alimentos gelados são uma boa escolha nesse período, pois têm a mesma funcionalidade das compressas de gelo, aliviando possíveis incômodos. Também é indicado evitar bebidas alcoólicas e cigarro, devido às substâncias tóxicas que possuem.


Siga as recomendações do dentista

É imprescindível seguir as recomendações do cirurgião-dentista responsável pela operação, pois ele prescreverá medicamentos e cuidados específicos para cada caso. Além disso, Isabella ressalta a importância do retorno ao especialista no tempo estipulado e a comunicação em qualquer sinal de complicação no processo de cicatrização. “A volta ao consultório pode ser ainda necessária para remoção dos pontos, pois nem todos são reabsorvíveis, principalmente as suturas feitas com fio de seda ou nylon. O tempo para retirada dos pontos é de cerca de sete dias. Porém, como esse prazo pode variar é essencial manter contato com o dentista e tirar todas as dúvidas”, pontua.


Incômodos

A retirada do siso pode causar o chamado trismo muscular, uma rigidez no músculo da região operada, por isso é natural que algumas pessoas sintam dificuldade para abrir ou fechar a boca após a cirurgia. A especialista informa que o incômodo costuma passar de acordo com a cicatrização do local e pode ser amenizado com anti-inflamatórios ou relaxantes musculares sempre prescritos pelo profissional responsável pela cirurgia.

Continua após a publicidade..