Comportamento

4 benefícios da vitamina C que você não fazia ideia




Foto: Reprodução/Divulgação

A vitamina C já é muito conhecida pelos efeitos benéficos no organismo e na pele, principalmente por contar com alta propriedade antioxidante, cuja aplicação tópica permite alcançar níveis que não seriam possíveis com a ingestão de frutas ou de suplementação oral. Para ajudar a entender melhor sobre este ativo e seus efeitos, o pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma, explicou cada uma de suas funções. Confira:


Ação Anti-Inflamatória

A Vitamina C pode ser utilizada no tratamento da acne e rosácea, além de conseguir prevenir processos de hiperpigmentação pós-inflamatória. Isso porque o ingrediente inibe o Fator Nuclear Kappa B (NF-kB), complexo proteico responsável pela ativação de diversas citocinas e interleucinas pró-inflamatórias, moléculas que participam da comunicação entre as células e desempenham um papel importante na regulação do sistema imunológico, acelerando o processo inflamatório.


Fotoproteção

Os radicais livres gerados pela radiação ultravioleta desencadeiam reações que causam diversos danos às células, como alterações químicas diretas ao DNA celular e à membrana celular e a quebra de proteínas, como colágeno e elastina, além de acelerarem o envelhecimento cutâneo e estimularem a produção de mediadores que contribuem para a inflamação. Então, a Vitamina C é efetiva contra os raios UVB e UVA, pois, apesar de não absorver a luz ultravioleta como os filtros solares químicos, exerce ação fotoprotetora ao neutralizar os radicais livres. Além disso, quando associada a formulações de filtros solares físicos, a Vitamina C ainda aumenta a disposição de minerais, como zinco e titânio, na pele, reduzindo assim a necessidade de reaplicações.

Propriedade despigmentante

Os agentes dispigmentantes podem agir por diversos caminhos de ação diferentes, seja pela destruição dos melanócitos ou pela interrupção de processos chave na produção da melanina. A Vitamina C encaixa-se no segundo grupo, pois age interagindo com íons de cobre nos sítios de ativação da tirosinase, inibindo assim a ação desta enzima e, consequentemente, diminuindo a formação de melanina.


Ação Anti-Aging

A ação antioxidante, fotoprotetora e despigmentante da Vitamina C já a colocam entre um dos ativos rejuvenescedores mais eficazes. Mas a aplicação tópica da Vitamina C ainda induz a síntese de colágeno tipo I e III, atuando como composto essencial para a atividade das enzimas lisil e polilhidroxilases, responsáveis pela estabilização e cross-linking das moléculas de colágeno.

Continua após a publicidade..