Comportamento

Seis passos para fugir da alergia nos olhos




Foto: Reprodução/Pxhere

1. Higiene é fundamental

Evite levar as mãos para esfregar ou coçar os olhos, principalmente se não estiverem limpas e higienizadas no momento.

2. Aposte na boa alimentação

A ingestão de líquidos e de alimentos saudáveis são importantes em todo o ano, e especialmente no inverno. Por isso, inclua água, frutas e legumes na dieta diariamente.

3. Fuja de ambientes fechados

Ficar muito tempo nesses locais e com ar condicionado ligado aumenta as chances de transmissão de doenças. Prefira ambientes abertos que facilitam a circulação de ar e a dispersão de agentes poluentes que contribuem no surgimento das alergias oculares.


4. Se proteja dos fatores naturais

O uso frequente de bonés e chapéus protegem a saúde dos olhos dos efeitos colaterais do vento, do sol e da poeira. Mesmo nos dias mais frios ou nublados, a utilização desses itens é recomendada.

5. Não dispense o uso de óculos escuros

Utilize sempre o acessório durante o inverno. O item ajuda a proteger os olhos contra os raios ultravioletas UVB/UVA mesmo em dias nublados, chuvosos ou com pouco sol. E não abra mão da saúde ao economizar com óculos piratas de camelôs ou vendidos em lojas populares.


6. Cuidado com a automedicação

Ao sinal de qualquer desconforto ou irritação nos olhos procure ajuda de um médico. Ele é o único profissional capacitado para o diagnóstico e a prescrição de medicamentos. Por isso, jamais use medicamentos sem controle ou sem a devida prescrição médica, já que pode levar a lesões graves ou, até mesmo, irreversíveis aos olhos.

*Colaboração: Óticas Diniz

Continua após a publicidade..