Comportamento

Como manter a pele e os fios de cabelo saudáveis no verão




Foto: Reprodução/Divulgação

O verão é uma época alegre, intensa e divertida. As pessoas aproveitam mais o tempo livre, desfrutam o clima quente e se divertem. Tudo parece mais leve e bonito, todos ficam mais animados. Mas, a estação, que começa oficialmente no dia 21 de dezembro e vai até 20 de março de 2019, exige cuidados específicos de beleza e saúde. É hora de iniciar o projeto verão, não só para o corpo, mas também para a pele e os cabelos. Com hábitos simples, é possível passar pela estação com muito mais saúde.

Pensando nisso, as consultoras de beleza da Soneda Perfumaria, Kethinny Silva e Glicia da Silva, prepararam dicas, respectivamente, para o preparo da pele e a proteção dos fios de cabelos neste verão.


Preparo da pele é fundamental

No verão, é essencial ter alguns cuidados antes de aplicar camadas de produtos em sua pele. Acredite, a chave para uma derme brilhante e impecável começa com cuidados básicos. “Se você preparar a pele em seu rosto corretamente antes de adicionar a maquiagem, não vai precisar de muitos produtos para corrigir qualquer marca. Não bastasse isso, ela permite ter um visual mais natural”, argumenta a consultora Kethinny Silva.


Limpeza do rosto

Escolha um sabonete de limpeza facial com base no seu tipo de pele – seca, normal, oleosa, mista ou sensível. Se houver qualquer vestígio de maquiagem da noite anterior, certifique-se de remover tudo, como sugere Kethinny. Vale dar uma atenção especial aos olhos. Para limpar o rosto, diz a consultora da Soneda Perfumaria, aplique o produto e faça movimentos circulares. Não esqueça da área do pescoço também.


Use um tônico

Com a pele já limpa, o próximo passo, segundo Kethinny, é manter o equilíbrio do pH dela com um tônico. Basta usar um produto de acordo com o seu tipo de pele com um algodão, passando por todo o rosto.


Protetor solar

A consultora da Soneda diz que não pode se dar ao luxo de esquecer desse produto em qualquer um dos 365 dias do ano – independentemente se será aplicada maquiagem ou não. A recomendação é que se aplique adequadamente o protetor solar em todo o rosto, pescoço ou outras áreas expostas. Kethinny revela que o ideal é permitir que o produto se infiltre na pele, possibilitando que ele funcione de forma mais eficaz.


Hidrate

Esse será o passo final na rotina de limpeza, tonificação e hidratação. “Utilize um hidratante que possa atender todas as suas necessidades de pele, já que esse passo é extremamente importante”, afirma Kethinny Silva.


Mantenha os cabelos saudáveis

Com a chegada da estação mais quente do ano, começa a preocupação com os cuidados adequados ao cabelo. Mas, antes de abastecer o estoque de hidratantes, é importante entender como proteger o cabeço das agressões típicas do verão. “Nem sempre temos o devido cuidado com os fios, o que pode deixá-los com aspecto de sem vida. Com alguns hábitos simples, é possível, não só, manter os fios saudáveis, bem como reverter danos causados ao longo do tempo”, explica Glicia da Silva, consultora de beleza da Soneda.


Proteja os cabelos antes de ir à praia ou à piscina

De acordo com Glícia, o primeiro passo é borrifar água termal nas madeixas. Depois, passe uma máscara capilar sem enxágue. Por fim, aplique um produto que contenha protetor solar. Tudo em pequenas quantidades, para não deixar os fios pesados.


Abuse dos óleos

Umectar os fios com óleos vegetais ajuda o cabelo a repor nutrientes, combatendo o ressecamento, o frizz e a aspereza. “Além de dar um brilho lindo ao cabelo, ele fica mais macio e definido. Ajuda também na selagem do fio, mantendo-o hidratado por mais tempo”, comenta a consultora. Para aquelas que possuem o cabelo cacheado, é indicado o óleo de coco. Para cabelos coloridos, o óleo de argan é essencial. E por fim, o óleo de rícino, é indicado para todo e qualquer tipo de cabelo.

Continua após a publicidade..