Comportamento

Óculos de sol: conheça os modelos mais adequados para proteger os olhos no verão




Foto: Reprodução/Divulgação

Com as temperaturas cada vez mais altas, a radiação solar fica ainda mais intensa. Então, para garantir a proteção dos olhos e manter o estilo, seja na praia ou na cidade, contamos com diversos modelos de óculos de sol, um acessório indispensável para os dias de sol forte.

Para não perder nenhum momento durante o dia e estar sempre na moda, os óculos de sol são ótimos aliados. Além disso, a pessoa corre menos risco de prejudicar os olhos e a visão causada pela exposição solar e os raios ultravioletas (UV).

É muito importante estar atento às principais características na hora de escolher as lentes escuras, priorizando sempre a saúde ocular. Alguns detalhes devem ser observados antes da compra deste tipo de produto. Primeiramente, é preciso se certificar se os óculos garantem a proteção contra os raios UV e se há o selo de proteção contra UVA e UVB.

O local para adquirir óculos de sol de qualidade também é uma escolha importante. Todos os produtos devem ter procedência de fabricação, com garantia e certificação bem legíveis. Há uma variedade de opções de óculos solar com formatos e design diferenciados, porém, os modelos também devem se encaixar perfeitamente ao rosto, impedindo que os raios afetem alguma parte dos olhos. Exemplo disso são os produtos específicos para a prática esportiva, que oferecem formato e segurança especial para o praticante.

As cores das lentes também se destacam na escolha do produto, porém, nem todas possuem o mesmo efeito. Para cada ocasião, ou necessidade, há um tipo de tonalidade específica. Conheça algumas:

Marrom e âmbar

Diminuem o brilho, dão maior noção de contraste e profundidade e por isso são indicadas para dias muito claros e verão intenso. Ideal para quem vai dirigir, principalmente na estrada.

Verde

Diminui a claridade e aumenta o contraste das cores. Por isso, estas lentes são indicadas para pessoas com mais de 60 anos, que naturalmente já perderam um pouco do contraste da visão.

Amarela ou laranja

Realçam a visão noturna. Por isso são indicadas para o final do dia, especialmente para quem vai dirigir nesta hora.

Cinza

Diminui o brilho, sem distorcer as cores. Indicada para o final do dia, já que não escurece demais.

Púrpura

Realça o contraste do azul e do verde e por isso é indicada para quem vai curtir a natureza em regiões demata, floresta ou mar.

Continua após a publicidade..