Comportamento

Hemorio bate recorde em doações de sangue para o carnaval




O Instituto de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti, (Hemorio), que distribui sangue para mais de 240 hospitais da rede pública de saúde do Rio, alcançou o maior número de doações de sangue dos últimos 13 anos no Estado do Rio de Janeiro para o período de carnaval. O número de 7 mil bolsas coletadas já ultrapassa a meta de captação deste mês, que buscava impedir a queda tradicional de 30% nos estoques durante o Carnaval.

Com as campanhas Carioca Sangue Bom, em parceria com uma cervejaria, e Vista a Camisa da Solidariedade, promovida pelo próprio Hemorio ao lado das escolas de samba da cidade e personalidades conhecidas pelos cariocas, foi possível mobilizar grande parte da população e gerar um resultado que poderá salvar a vida de 30 mil pessoas.

O diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim, agradeceu a doação recorde durante esse período. “O objetivo é garantir os estoques de plaquetas, um dos componentes do sangue, que possui tempo de vida muito mais curto, durando apenas cinco dias. Com isso, é fundamental renovar periodicamente a captação de sangue contando com o apoio da população”, avaliou.


Como doar sangue

Para se tornar um doador basta procurar o Hemorio, quer fica na Rua Frei Caneca, 8, no Centro, e responder ao questionário de avaliação. A pessoa tem de ter boa saúde, pesar mais de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6h na noite anterior e ter entre 16 e 69 anos. Também é recomendado não estar em jejum. É necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional.

Fonte: Agência Brasil

Continua após a publicidade..