Comportamento

Conheça os benefícios do Pilates




A busca por um corpo perfeito e tonificado é o sonho de muitas pessoas. A hipertrofia (aumento da massa muscular) passou a ser o desejo da geração fitness que busca hoje diversas opções de atividade físicas, além da musculação. O que muita gente não sabe é que a prática constante do Pilates, por exemplo, é um bom aliado para ganho de massa muscular.

Os treinamentos do Pilates ajudam natonificação dos músculos, trabalhando o corpo como um todo. São exercícios específicos que contribuem para o ganho de força, flexibilidade, mobilidade, postura e até condicionamento, entre outras melhorias físicas e até emocionais – já que libera endorfina, mas, tudo de forma distinta. “O Pilates auxilia sim no ganho de massa muscular, porém, praticando somente o método, o processo para o ganho de massa magra ocorre de maneira um pouco mais lenta”, explica a fisioterapeuta e professora de Pilates, Fernanda Affonso. Segundo ela, para quem procura resultados mais rápidos é importante associar a prática à musculação. “O ideal é praticar Pilates duas vezes por semana e musculação três vezes, por exemplo. Isso pode acelerar o resultado”.

A fisioterapeuta explica que a musculação trabalha cada músculo de maneira específica, com exercícios isolados. Já, nas aulas de Pilates, os exercícios trabalham o corpo como um todo. “Associamos, além dos exercícios de força – ideais para a hipertrofia, flexibilidade, concentração e respiração, o que ajuda na saúde do corpo e da mente”, destaca.

Para Fernanda, para um resultado satisfatório, o ideal é trabalhar durante as aulas, a força e o alongamento. “Consequentemente, o rendimento na academia será maior, diminuindo as dores, aumentando assim a performance e a redução do processo inflamatório dos músculos”, completa a professora de Pilates.

Continua após a publicidade..