Ciência & Tecnologia

Aprenda a criar senhas mais seguras na internet




Se você é do tipo de pessoa apegada à sua senha e usa os mesmos números e palavras há anos, você é um sério candidato a ter os dados roubados por cibercriminosos, ou seja, ladrões da internet especialistas em furtar contas de e-mails, cadastros em lojas virtuais, logins de redes sociais, entre outros serviços disponíveis na grande rede mundial de computadores.

A cada dia, milhares de usuários da web enfrentam o drama de terem suas contas invadidas, e não importa o local, idade ou tipo de computador, todos estão vulneráveis ao desprazer de ter a privacidade violada.

De acordo com os dados publicados pela campanha do Dia Mundial da Senha, 90% das pessoas que usam a internet possuem senhas fáceis de serem desvendadas. As mais comuns, e também preferidas dos ladrões na rede, são: 123456, senha, deus, ninja, ou combinações como nomes ou sobrenomes e até mesmo datas de aniversário e números de documentos de identificação.

Proteger sua privacidade com senhas fortes e seguras é bem mais simples do que parece. Confira algumas dicas que garantem uma navegação na web mais tranquila:

– Escolha uma senha longa (não precisa ser muito complicada). Uma senha com 10 caracteres leva em torno de 526 anos pare ser decodificada.

– Vença a preguiça. Não reutilize as mesmas combinações para contas diferentes.

– Misture números, letras e caracteres. Por exemplo: !nt3rn&t


– Nunca envie uma senha por e-mail.

– Troque a senha com frequência. Alguns serviços já alertam os usuários e pedem para que se troque a senha regularmente. O ideal é uma senha a cada 3 meses.

– Atualize seu antivírus. Alguns programas mal intencionados ajudam criminosos a roubarem senhas.

– Toda vez que acessar seu e-mail, redes sociais ou cadastros em computadores públicos não se esqueça de desconectar depois.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br

Continua após a publicidade..