Ciência & Tecnologia

Como fazer compras online de uma maneira fácil e segura




Produtos dos mais variados, preços competitivos, entregas em domicilio, sem filas, correrias e transtorno, esses são apenas alguns dos benefícios de fazer compras pela internet. A vasta vitrine na web serve como um atrativo para grandes e pequenas lojas, que podem expandir o alcance aos clientes em apenas um clique.

O comércio virtual virou uma realidade no Brasil, e tem muita gente aderindo a essa modalidade de compras. Móveis, perfumes, CDs e DVDS, além de claro, objetos eletrônicos e utensílios domésticos estão entre os produtos que abarrotam os carrinhos de compras virtuais.

Mesmo sendo seguro, o comércio virtual pode esconder algumas armadilhas, como sites maliciosos que só estão no ar para aplicar golpes em usuários de primeira viagem nesta modalidade de compras. Para não ser vítima de criminosos da web ou acabar comprando gato por lebre, confira algumas dicas de como garantir uma compra online de modo fácil e com segurança.

1 – Reputação

Sempre que for comprar online, dê preferência para as lojas mais conhecidas ou que tenha boa reputação. Peça indicação para amigos e parentes!

2 – Pesquise

Hoje em dia, reclamação na internet é o que não falta. Visite fóruns, redes sociais, grupos e sites de defesa ao consumidor como o Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br) para saber o que andam falando sobre a loja. Dessa maneira, é possível avaliar o que os outros usuários andam falando sobre os serviços dos sites.

3 – Cuidado com vírus!

Mais sorrateiro que assaltos de rua, o roubo de dados na internet é uma triste realidade. Vírus, spywares e keylogs são apenas alguns exemplos de possíveis ameaças que podem fazer com que todos os seus dados sejam enviados para outra pessoa sem que ao menos o usuário saiba. Mantenha seu computador com um antivírus sempre atualizado e faça buscas constantes e programadas para caçar esses pequenos espiões, que depois de instalados no computador, podem roubar senhas e informações valiosas em sites de compras. O número do cartão de crédito e dados pessoas como RG, CPF e o nome completo, são o alvo preferido dos criminosos.

4 – Segurança sempre

É possível checar se um site oferece segurança contra criminosos na internet. Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos, número do cartão de crédito, geralmente essas páginas são iniciadas por https:// e o cadeado ativado (ícone amarelo em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador.

5 – Garantindo a entrega

Se você já escolheu o produto, achou uma boa loja online, conferiu se o computador estava livre de vírus, conversou com amigos e está pronto para fazer um bom negócio na internet, garantir a entrega do produto é essencial. Salve ou imprima todos os passos da compra, inclusive e-mails de confirmação. Isso serve C comprovante que a compra foi feita.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br

Continua após a publicidade..