Ciência & Tecnologia

Baixar aplicativos no celular é seguro?




O cardápio de aplicativos é farto. Tem para todo mundo, de jogos a organizadores de tarefas, os “apps” (como são chamados os aplicativos) vivaram uma aposta certa para quem possui celulares mais sofisticados.

Os aplicativos funcionam como um benefício extra para quem investe neste tipo de aparelho, e a quantidade de novos serviços brilham os olhos dos usuários. Certo? Mas nem tudo nesta vastidão é um mar de rosas. Alguns desses aplicativos podem esconder programinhas maliciosos e infestar o celular de vírus.

Para que isso não aconteça, basta ficar atento aos princípios básicos do usuário precavido: não aceite pirataria, saiba de onde você está baixando e nunca, mas nunca, execute arquivos desconhecidos. Aproveite os aplicativos da melhor maneira possível, e sem se preocupar.

Lojas oficiais são ambientes seguros

Muitos aplicativos são disponibilizados em lojinhas virtuais. Esses ambientes são os mais seguros, e garantem ao usuário um produto, com ou sem custo, sempre com credibilidade. Quando estiver pensando em um aplicativo, vale a pena apostar nesse tipo de loja.

Quando a saída é baixar por aí…


De acordo com o Google, 40% dos vírus em celulares vêm de aplicativos baixados em ambientes não seguros, como sites de downloads e compartilhamento de documentos. 15% desses vírus são os chamados spywares, que roubam informações dos donos dos aparelhos por meio destes aplicativos.

O que é ou não permitido?


Quando os aplicativos estão sendo instalados, é comum se deparar com uma telinha de permissões. Geralmente, essa tela passa desapercebida para aqueles que têm pressa em dar “ok” para tudo pode ser uma estratégia perigosa. Isso porque algumas dessas permissões podem dar acesso a dados realmente importante para a privacidade do usuário. Se um aplicativo pedir informações pessoais, ou para que usuário envie SMS, desconfie e cancele.

Instale um antivírus


Vale a pena insistir, não é? Afinal, antivírus é sempre uma ótima barreira para evitar programas maliciosos. E sim, eles existem também para celulares! 🙂

Continua após a publicidade..