Ciência & Tecnologia

Computador compartilhado? Cinco dicas de como manter seus dados seguros




Em casa, na escola ou no trabalho, ainda é comum o hábito de compartilhar computadores com outras pessoas. Mas é preciso ter cuidado, pois quanto mais pessoas usando um PC mais chances se tem de acontecer alguma confusão. Aí surgem as discussões: “quem mexeu no meu computador” é o questionamento mais comum nestes casos.

Para evitar brigas ou ter a privacidade invadida por algum espertinho, é possível configurar o computador para que o usuário impeça outras pessoas de ter acesso à arquivos como fotos, vídeos e senhas.

Confira cinco dicas para deixar suas informações mais seguras em um computador compartilhado.

1. Usuário e Senha

Os computadores com o Windows apresentam uma opção de criar usuários para diversas pessoas. São contas protegidas (ou não) por senhas que permitem ambientes próprios para cada um que usa o PC. Isso significa que as pastas “Meus Documentos”, “Fotos” são personalizadas e acessadas apenas pelo usuário titular.

2. Lembrar para quê?

Mas se você não pode criar um usuário, como é o caso do acesso aos computadores públicos (escola, bibliotecas, shoppings), a atenção precisa ser redobrada. Principalmente quando os assuntos são senhas e e-mails. Nesses lugares, preste sempre atenção na opção “lembrar a senha” ou “lembrar dados”, escolha o “não” e pode respirar com mais tranquilidade. Nesse caso, as senhas não ficarão disponíveis para a próxima pessoa que usar o computador.

3. E o meus arquivos?

É comum trabalhos escolares serem salvos nos computadores do colégio, ou aquele relatório do trabalho, que ninguém pode saber, acabar caindo em mãos erradas. Se o assunto é proteção de dados e arquivos, o melhor jeito é colocar senha neles. Como assim? Existem no mercado, e o melhor, de graça, programas que ajudam na segurança de seus arquivos, como por exemplos, o Gnu Privacy Guarde e o 7-Zip.

4. Amigo Oculto

A maioria dos navegadores possui a opção de navegar em modo privado, ou seja, permite ao usuário uma navegação anônima. Isso é usado quando você não deseja que o navegador salve um registro dos seus acessos e downloads. Protege a sua privacidade e evita brigas.

5. Antivírus

Para finalizar, um bom antivírus é indispensável também em computadores compartilhados. O entra e sai de pendrivers e outros dispositivos móveis aumentam o risco de contaminação. Além disso, o comportamento de cada usuário é o que prevalece na hora de se proteger de possíveis ameaças online. Programe o antivírus para varrer o computador em busca de programas maliciosos ao menos uma vez por semana, e ative as opções de firewall e identificação de vírus automática. A maioria dos antivírus também faz a segurança da navegação na internet, avisando ao usuário quando uma página na web é perigosa.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br

Continua após a publicidade..