Ciência & Tecnologia

Confiança ou privacidade? Cuidado ao compartilhar suas senhas com seu parceiro




“Me dá sua senha”? A pergunta parece um tanto quanto incomoda para a maioria, mas na verdade é bem comum entre casais compartilhar – não só o amor -, mas também senhas e contas em mídias sociais.

De acordo com um estudo da ONG americana Pew, que estuda o comportamento dos usuários da internet, 67% dos internautas casados ou comprometidos compartilham suas senhas com os parceiros.

É uma espécie de contrato digital que está cada vez mais presente nos relacionamentos modernos. Uma tendência seguida principalmente pelos mais jovens. Ainda segundo a Pew, 45% dos usuários da internet com idade entre 18-29 anos acreditam que a internet tem impacto direto em sua vida amorosa.

O hábito de compartilhar senhas e perfis em mídias sociais é visto como prova de confiança pelos apaixonados, o que na verdade, pode se tornar um pesadelo para alguns. Isso porque quando o amor acaba, o acesso aos e-mails, cadastros, Facebook, Instagram e até mesmo ao telefone celular podem ser uma arma poderosa nas mãos dos corações partidos – é por isso que as “contas conjuntas” são uma prova de amor em muitos relacionamentos.

Fique atento para alguns perigos de compartilhar sua “vida online” com o seu amor. E deixe bem claro que privacidade e confiança também faz parte de uma relação.

Mudança de Senha


Um dos perigos das contas compartilhadas é quando uma das pessoas modifica a senha sem avisar. Cadastre um e-mail alternativo para a possibilidade de alterar a senha novamente.

Fotos e Documentos


Os maiores escândalos na “vida online” acontecem quando alguém expõe fotos intimas e vídeos, ou documentos importantes, para toda a internet sem a permissão da ex ou do ex-companheiro. Mesmo sendo um crime no Brasil, é comum essas coisas acontecerem, ainda mais por motivos de vingança. Uma maneira fácil de proteger seus dados, neste caso, é salvar em pastas com senha (dessas que só você sabe).

Informações Pessoais


Roubo de identidade, principalmente por fraudadores, é um crime comum na web. A gente espera que esses golpes não seja praticado por alguém próximo, mas não custa se precaver. Evite deixar documentos, cartão de crédito e senhas de segurança com pessoas não autorizadas a utilizá-las. Isso significa em muitos casos, deixar o amor de lado e escolher a segurança em primeiro lugar.

LEIA MAIS:
+ Aprenda a criar senhas mais seguras


Contas de Banco


A maioria dos bancos disponibilizam serviços online para os clientes. Em alguns casos, essas senhas entram no pacote de confiança dos relacionamentos atuais. Seja prudente, e não corra o risco.

Invasão de Privacidade e Confiança


Comportamento obsessivo é sempre prejudicial. Aprender a ter confiança no parceiro é essencial para qualquer tipo de relacionamento. Os chamados contratos digitais parece ser um incentivo para a desconfiança, além de ser um comportamento de risco.

Continua após a publicidade..