Ciência & Tecnologia

Você sabe o que é um spyware?






Você saber o que é um spyware? Então imagne só ter um espião dentro do seu computador! Esse espião seria o responsável por colher informações sobre seus hábitos na internet, acompanhando os sites que você visita, coletando informações pessoais, dados bancários, entre outros assuntos que deveriam ser confidenciais.

É exatamente isso que faz um spyware, uma espécie de programa malicioso que infecta o computador para espionar o usuário. O spyware é instalado por meio de programas gratuitos baixados pelo próprio usuário, mas esse tipo de vírus pode ser adquerido de diversas outras formas, já que podem se “esconder” em sites, programas instalados por meio de CD, DVD, compartilhamento de HD externo, pendrive, e outros tipos de mídia removível.

Apesar de muito “discretos”, esses programas espiões deixam rastros suspeitos que devem ser observados, como por exemplo, alterar as configurações do computador, deixar a máquina mais lenta ou reiniciar sem aviso prévio, o surgimento de barras de ferramentas, links ou favoritos que não foram adicionados intencionalmente por você ao navegador da web, mudança da página inicial e programa de pesquisa, direcionamento para outros sites quando você clica em um link. Mas em alguns casos, pode ser que mesmo infectado com um spyware, o usuário não observe nenhum desses sintomas.

Para se prevenir dos programas espiões, é preciso ficar atendo às dicas de segurança online. Como, por exemplo:

Tenha um antivírus e um software antispyware atualizado em sua máquina. Esse tipo de programa ajuda a impedir que softwares mal-intencionados, spywares e outros possíveis softwares ou adwares indesejados se instalem no computador. Além de encontrar e remover automaticamente softwares mal-intencionados que podem já estar instalados na máquina. A maioria dos novos programas antivírus tem proteção contra spyware e também deve ser mantida atualizada.

LEIA MAIS

+ Meu computador foi invadido. E agora?

+ Dicas de como se livrar dos spams

Mantenha seu computador sempre atualizado. Fique atento aos avisos de “update” (atualização) do seu sistema operacional, que muitas vezes são atualizações de segurança que ajudam a impedir ataques externos.

Leia os contratos de licença antes de instalar os softwares. Ao visitar sites, não concorde em baixar automaticamente qualquer coisa oferecida por eles. Se baixar software gratuito, como programas de compartilhamento de arquivos ou protetores de tela, leia o contrato de licença atentamente. Procure cláusulas segundo as quais você deve aceitar anúncios e pop-ups da empresa ou cláusulas que indiquem que o software enviará determinadas informações ao fornecedor do software.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br

Continua após a publicidade..