Ciência & Tecnologia

Qual a diferença entre hacker e cracker?




Hackers e crackers são pessoas extremamente habilidosas com computadores e redes. O que muitos não sabem é que apesar de terem nomes bastante parecidos, hackers e crackers são muito diferentes, e com certeza, apesar de loucos por tecnologia, não jogam no mesmo time.

O que eles fazem? Um hacker altera programas e geralmente utiliza seu conhecimento para fortalecer sistemas de segurança e atender a governos e grandes empresas. Já um cracker tem como objetivo quebrar códigos, roubar dados, bancos e informações de maneira criminosa. A verdade é que a internet é um verdadeiro parque de diversões para ambos, mas o hacker tem a fama de bonzinho, e o cracker não.

LEIA MAIS

+ Internet: Os 12 golpes mais comuns no fim de ano

+ O que você precisa saber sobre vírus no celular

Geralmente, e de maneira errada, a palavra hacker é usada para definir qualquer tipo de criminoso virtual. Virou uma gíria, um sinônimo. Mas os hackers contribuem de maneira positiva para o mundo da computação, desenvolvendo soluções para os sistemas, de forma ética e profissional. É cada vez mais comum, hackers serem convidados para trabalhar em instituições que necessitam de proteção de dados e contra ataques virtuais.

No caso dos crackers, a habilidade com computadores é usada para roubar bancos, dados de pessoas e, principalmente, chamar a atenção, e é por isso que são considerados criminosos virtuais.

Fique atento! Confira nossas dicas para não ser mais uma vítima de criminosos virtuais.

– Não baixe programas sobre hackers ou crackers na internet, pode ser uma armadilha para você baixar vírus no computador.

– Cuidado com fóruns e redes sociais, esses lugares podem atrair crackers com más intenções

– Nada é muito fácil no mundo cibernético, por isso, se você se deparar com algum caminho muito rápido para checar a ser hacker ou cracker, como cursos e apostilas, desconfie!

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br

Continua após a publicidade..