Ciência & Tecnologia

Pais devem ensinar aos filhos como usar as redes sociais




Todo mundo quer ter uma conta no Facebook, publicar fotos no Instagram, falar muito no Twitter, o uso das redes sociais virou mania entre os adultos e cada vez mais entre as crianças. E se já é complicado para os mais crescidinhos manter a privacidade, imagina para os pequenos, que tem pouca noção do quanto pode ser perigoso se expor na internet.

Uma pesquisa realizada em 2012 pela SaferNet Brasil, organização que trabalha com Segurança Digital, mostrou que entre as 1500 crianças entrevistadas, 86% usavam fotos em perfis online e 23% já havia conversado com pessoas desconhecidas. Isso mostra que todo o cuidado é pouco. Por isso, aprender a navegar com segurança na web é essêncial.

Para especialista, os pais e a escola devem ensinar aos menores como se comportar na internet, principalmente nas redes sociais. Um dos crimes virtuais mais cometidos na web hoje é o de pedofilia, e a exposição na web pode ajudar os criminosos a escolherem suas vítimas.

Além disso, as crianças são iscas mais fáceis para outros tipos de abordagens, como serem atraídas por promoções falsas, ou até expostas a websites com conteúdo impróprio e ataques de bullying virtual.

Confira algumas dicas de como ensinar os filhos a usar as redes sociais

Regra número 1

Assim como em casa, ou na sala de aula, a internet é um lugar que precisa de regras e limites. Estabeleça horários, sites, e o que deve ser ou não dito nas redes sociais. A idade recomendada para se inscrever em sites de redes sociais geralmente é a partir de 13 anos.

Bater um papo

É sempre importante estabelecer uma boa conexão com as crianças, isso significa que é preciso separar um tempinho para bater um papo com eles sobre o que está acontecendo na internet. Demonstre interesse com o que ele faz online, e preste atenção em sinais de ansiedade e descontentamento.

Controles dos Pais

Use as ferramentas de controles dos pais que ajudam a monitorar e orientar o uso da internet entre as crianças.

Rede para amigos

Explique ao seu filho que uma rede social exige bastante responsabilidade e que o comportamento nas comunidades deve ser exatamente igual ao da vida social fora da internet. Isso significa não falar com estranhos. Incentive seu filho a falar apenas com quem ele já conhece.

Privacidade

A noção de privacidade pode proteger as crianças de predadores e fraudadores online. Diga a seu filho para não usar nomes completos, informar o endereço ou escola. A criança deve usar apenas o primeiro nome ou um apelido. Não permita também que seu filho poste o nome dos colegas, fotos que revelem a rotina da família, entre outras informações que possa dar pistas sobre a vida pessoal da criança. Fique atento para qualquer informação que possa ser usada para identificá-lo, como o local de trabalho dos pais, a cidade onde mora, e até o uniforme da escola.

LEIA MAIS

+ Redes sociais para crianças garantem mais segurança aos pais

+ Controle o que seu filho vê na internet

+ Violência virtual: Saiba como se proteger desta prática

Selfie?

Fotografias podem revelar muitas informações sobre os hábitos da criança, e também de sua família.

Cyberbullying

Você sabe o que é o bullying virtual? Não é só na escola ou na rua de casa que esse tipo de agressão pode acontecer. Explique a criança que se alguém estiver a constrangendo na rede, isso deverá ser imediatamente comunicado aos pais, professores ou outro adulto responsável.

Web não é diário

O “status” do dia é? Expressar como se sente online virou algo comum. As crianças também fazem isso, e usam as redes sociais para escrever sobre tudo o que acontece e como se sentem no dia. Crianças emocionalmente vulneráveis chamam mais a atenção de predadores online. Explique ao seu filho que expressar emoções em redes sociais pode ser perigoso.

Ficar atento aos passos da criança na internet ajuda a proteger não só os pequenos, mas também toda a família. Lembre sempre aos seus filhos que a web é uma extensão do dia a dia e por isso, nem tudo deve ser permitido. Explique para a criança que é importante tratar outras pessoas da mesma maneira como ela gostaria de ser tratada todos os dias. E que proteção também é sinal de responsabilidade.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br e fique atento às dicas de segurança na internet no Mundo Positivo.

Continua após a publicidade..