Ciência & Tecnologia

Como bloquear o celular em caso de roubo




Celular na mão já é realidade da maioria das pessoas no Brasil e no mundo. Às vezes, os smartphones são usados quase como um acessório de moda, que acompanham as pessoas no seu dia-a-dia.

É aí que o usuário acaba se expondo, correndo o risco de perder o telefone ou até ter o aparelho roubado. Nesse caso, o recomendado é bloquear o celular imediatamente para que o “novo dono” não tenha acesso aos seus arquivos e contatos.

Casos assim são mais comuns do que de costume. E a perda material é de longe o maior dos prejuízos. Quando um ladrão rouba um telefone celular ou um tablet, o risco dele se apropriar dos contatos dos seus familiares e amigos é muito grande. Além de ter acesso à e-mails, arquivos e fotos armazenados no aparelho.

Se o telefone for pós-pago, ou seja, o usuário recebe uma conta proporcional ao uso, isso pode gerar também um grande prejuízo para o bolso do dono.

O que muita gente não sabe é que hoje em dia a tecnologia traz vantagens para quem busca proteção em caso de roubos. Uma dessas melhorias é o IMEI (International Mobile Equipment Identity), um código de identificação que permite o bloqueio do aparelho celular.

O IMEI é encontrado geralmente na bateria do aparelho, na caixa do produto ou na nota fiscal, e é muito importante nessas horas.

Saiba o que fazer quando o celular for roubado ou perdido

Faça um boletim de ocorrência

Vá até o posto policial mais próximo e faça um B.O. sobre o que aconteceu. Informe as características do aparelho e o número do IMEI. Em algumas cidades e estados é possível fazer o procedimento pela internet. O boletim de ocorrência será importante quando você entrar em contato com a operadora.

Avise para a operadora

Ligue para a operadora ou vá a um representante mais próximo. Tenha em mãos o IMEI do aparelho, Boletim de Ocorrência, e os dados do dono do telefone. Peça pelo bloqueio do aparelho imediatamente. Quando você comprar outro aparelho, para usar o mesmo número telefônico bastar negociar com a operadora e informar o ocorrido. É preciso também bloquear o chip para que o mesmo não seja usado em outro aparelho de celular.

LEIA MAIS

+ Perdeu o celular? Aprenda a proteger os dados do smartphone

+ O que você precisa saber sobre vírus no celular

Conte aos amigos

Avise aos amigos o que aconteceu com o telefone para que eles não caiam em golpes aplicados por criminosos.

Saia dos grupos de WhatsApp, Viber e Telegram

Alguns celulares enviam notificações de conversas para os telefones. Peça para seus amigos removerem você de grupos dos quais participam para que ninguém possa ver suas mensagens. Quando o telefone for reativado, você poderá acessar sua conta aos serviços de mensagens normalmente.

Essas medidas são importantes para que o ladrão não saia no lucro, e mostre que o crime realmente não compensa.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br e fique atento às dicas de segurança na internet no Mundo Positivo.

Continua após a publicidade..