Ciência & Tecnologia

Aprenda a excluir propagandas do navegador




Você ganhou um prêmio! Clique aqui para receber o seu… opa! Mensagens assim são bastante atrativas, mas podem esconder um perigoso atalho. Basta um pouco de curiosidade e desinformação, e mais uma vítima cai na armadilha de um adware – um tipo de vírus que espalha propagandas pelos navegadores e prejudicam o uso do computador.

Este tipo de malware, além de incomodar, torna a navegação pela internet bem lenta. Fora isso, o adware pode ser usado por criminosos para o roubo de dados, entre outras coisas. Para saber se você está com um adware, basta prestar a atenção nos seguintes sinais:

– Propagandas fora do padrão

– Barra de ferramentas não autorizada no navegador

– Página inicial do navegador modificada

– Sites abrindo sem requisição (broswer hijacker)

Para excluir propagandas do navegador, primeiro deve-se ter sempre um antivírus atualizado instalado na máquina. Os programas de segurança são responsáveis por varrer e identificar e eliminar as pragas online. Alguns antivírus já vêm com a opção de limpeza de adwares e são sempre eficazes.

LEIA MAIS

+ Sabe o que é um Adware? Propagandas indesejáveis no computador podem ser vírus

+ Proteja seu pendrive de vírus e roubos

+ O que fazer quando a sua senha de e-mail for roubada?

+ O que é phishing? Saiba como se proteger dos criminosos online

Além disso, para excluir as propagandas, é recomendado fazer uma “faxina” nos navegadores instalados na máquina, como o Chrome, Firefox e o Internet Explorer, e também procurar por arquivos infectados, que possam estar causando instabilidade no computador.

Limpe as informações do histórico e cachê do navegador


Na opção “Ferramentas”, selecione o Histórico. Depois clique em “Limpar Histórico”. Confira se a opção está para limpar o histórico desde o início.

faça o mesmo procedimento para todos os navegadores instalados em sua máquina.



Verificar os arquivos com o antivírus

Faça a varredura total em seu computador. Se tiver como opção no antivírus, também realize a remoção de Adwares.



Reiniciar a máquina

Depois de limpar o histórico de navegação e passar o antivírus no computador, reinicie e máquina e verifique se o adware foi totalmente removido.








Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br

Continua após a publicidade..