Ciência & Tecnologia

Quais são os tipos de vírus de computador?




Todos os dias, rus de computador são criados e espalhados pelo mundo. Seja pela internet, por meio de dispositivos móveis ou arquivos infectados, eles se instalam clandestinamente nas máquinas e podem ser bastante nocivos.

Não é à toa que é tão importante ter um programa de segurança instalado no computador, tablets e smartphones. Esses programas são capazes de identificar e remover as ameaças. Quando atualizados, conseguem pegar até os vírus mais novos.

Esses vírus podem agir de várias maneiras. Por exemplo, um trojan é uma espécie de arquivo que traz “escondido” um programa malicioso no qual o usuário pode instalar sem ao menos perceber. Já os adware, são programas que minam o computador de propagandas indesejadas e podem facilitar a prática do phishing – roubo de informações por meio de websites falsos.

Conheça as 10 principais categorias de vírus de computador e fique por dentro do que eles são capazes

Arquivo

Os vírus de arquivo se anexam aos arquivos do computador. Geralmente, esse tipo de malware costuma infectar arquivos executáveis do Windows, como os arquivos “.com” e “.exe”. Para que o vírus faça efeito, é necessário que os arquivos contaminados sejam executados.

Backdoor

São os chamados vírus da “porta de trás”, uma tradução para o inglês “backdoor”. Eles aparecem escondidos em arquivos baixados em páginas ou e-mails. Quando o usuário executa esse arquivo, ele libera o vírus, que por sua vez, abre uma porta para o hacker. Desse modo, o cibercriminoso pode controlar a máquina infectada.

Boot

Os vírus de boot infectam os arquivos de inicialização dos disquetes e discos rígidos dos computadores. Eles costumam ter alto poder de destruição, impedindo, inclusive, que o usuário acesse o computador.

Hoax

O hoax é um vírus boato. Ele espalha mensagens sobre pragas online e geralmente são inofensivos, porém são capazes de deixar os computadores bem mais lentos.

Mutante

O vírus mutante está programado para dificultar a ação do antivírus, fazendo com que o programa de segurança tenha dificuldades em encontrar as ameaças no dispositivo. Toda vez que alguém o executa, ele sofre uma alteração, fazendo com que a sua captura seja mais difícil.

Polimórfico

Variação mais inteligente do vírus mutante. Ele tenta dificultar a ação dos antivírus ao mudar sua estrutura interna ou suas técnicas de codificação.

LEIA MAIS

+ Sabe o que é um Adware? Propagandas indesejáveis no computador podem ser vírus

+ Proteja seu pendrive de vírus e roubos

+ O que fazer quando a sua senha de e-mail for roubada?

+ O que é phishing? Saiba como se proteger dos criminosos online

Programa

Os vírus de programa infectam apenas arquivos executáveis. Eles podem até impedir que o computador seja ligado.

Script

Existem duas formas de vírus script: a VB, baseada na linguagem de programação, e a JS, baseada em JavaScript. Esses vírus são programados para executar comandos sem a interação do usuário.

Trojan

Os cavalos-de-tróia ou “trojan” são programas comuns que escondem um vírus embutido.

Stealth

O stealth é um vírus invisível que usa algumas técnicas para evitar que ele seja detectado. Esse vírus é capaz de redirecionar indicadores do sistema de modo a infectar um arquivo sem necessariamente alterar o arquivo infectado.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site da McAfee.

Continua após a publicidade..