Ciência & Tecnologia

Veja 5 dicas para evitar fraude em sistemas de pagamento




Nas compras on-line precisamos estar atentos para não cairmos nas armadilhas de estelionatários. Há hackers que invadem sistemas de pagamentos das lojas e alteram os boletos ou capturam informações de cartões de crédito.

Para não cair nesses golpes, na hora de realizar compras pela internet, listamos 5 dicas para te ajudar nas compras on-line.

1. Procure sites confiáveis e que tenham protocolo SSL, que garante a segurança das informações que o consumidor envia para a loja online. O navegador com SSL exibe um cadeado, mostrando desta forma que as informações inseridas estão seguras. Caso a loja possua esse certificado, seu endereço, especialmente no momento de finalizar a compra, iniciará com o https, indicando um site seguro.

2. Sempre que possível, opte por sites nos quais a transação do pagamento se dê na sua instituição bancária (internet banking), pois são mais seguras.

3. Não confie em links enviados por email, pois podem conter vírus e capturar seus dados de pagamento para realizar compras fraudulentas em seu nome.

4. Sempre busque informações sobre a empresa em sites de cadastramento de reclamações ( como consumidor.gov.br ; reclameaqui.com.br ) e verifique se há postagens negativas sobre pagamentos.

5. Compre apenas em sites que possuem sistema de atendimento ao consumidor (SAC) e verifique sempre os lançamentos em seu cartão de crédito ou conta bancária para estar atento a operações suspeitos.

Continua após a publicidade..