Ciência & Tecnologia

Fazer compras via tablets e smartphones é seguro?




Não é novidade que o mercado mobile vive um de seus melhores momentos. É muito difícil encontrar alguém que não tenha um equipamento desta modalidade atualmente. Ainda, junto com a grande adesão a produtos mobile no país, cresce também o número de compras feitas por estes meios. Segundo pesquisa realizada no fim do ano passado, em todo o Brasil, pela Pagtel, em parceria com a E.Life Group, 67% dos brasileiros já realizaram algum tipo de compra pelo celular. Mas esse tipo de compra é segura? Quais cuidados devem ser tomados?

Creative Commons – CC BY 3.0Fazer compras via tablets e smartphones é seguro?

Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o diretor de Tecnologia da Informação da Pagtel, Eric Luque, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre os cuidados que devem ser tomados pelos consumidores ao realizarem compras via smartphone ou tablets.

Eric Luque explicou que a compra feita pelo celular é mais segura do que aquela realizada pelo computador. Segundo ele, as vantagens de se comprar pelo celular são inúmeras. O principal motivo é que o celular é seu, de uso pessoal, enquanto que o computador pode ser compartilhado.

“Geralmente, quem compra no celular está usando um aplicativo que foi desenvolvido pela própria loja, pelo próprio comerciante que está lhe oferecendo aquele produto ou serviço. Então, não há o perigo de ser hackeado no meio do caminho e ter os seus dados roubados”, disse.

O diretor de Tecnologia da Informação da Pagtel contou, ainda, que de 78% das pessoas que possuem smartphone, metade são jovens de até 25 anos e já compraram pelo celular. “O cenário do comportamento de compra mudou e o celular está sendo muito importante nesse comportamento”, ressaltou Eric.

Continua após a publicidade..