Ciência & Tecnologia

Download do Windows 10 vira isca de golpistas




A novidade é da Microsoft mas quem está fazendo a festa são criminosos cibernéticos que se aproveitam da desinformação dos internautas para aplicar mais um tipo de golpe online.

Com o lançamendo do Windows 10, um grupo de hackers inventou um jeito de “sequestrar” os computadores das vítimas. Isso porque o usuário que quiser obter o novo Windows deve esperar um e-mail da Microsoft avisando que a atualização já está disponível.

O alerta veio depois que alguns usuários começaram a receber e-mails falsos incentivando o download do novo sistema. Um arquivo .zip em anexo finge ser um instalador do Windows 10, trazendo um ransonware chamado CTB-Locker que criptografa os arquivos da vítima e exige um pagamento em 96 horas, caso contrário deixará seus arquivos criptografados para sempre.

LEIA MAIS

+ O que é phising?

Dicas para não cair no golpe

– Cuidado com arquivos em e-mails. Verifique se o link é mesmo seguro e passe o antivírus antes de abrir o arquivo.

– A notificação da atualização será no próprio Windows.

– Verifique se o e-mail tem erros gramaticais ou links estranhos.

A Microsoft não está distribuindo o Windows 10 por meio de arquivos de e-mail ou links embutidos em mensagens. Por isso, a não ser que você olhe com cuidado, poderá ser enganado a pensar que o e-mail em questão é realmente da Microsoft.

Continua após a publicidade..